segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Sul da Bahia tem surto de meningite.

O governo da Bahia confirmou, nesta segunda-feira, que há um surto de meningite tipo C no sul do estado da Bahia, um dos destinos turísticos mais procurados no país.

As aulas estão suspensas nas escolas de Trancoso, um distrito de Porto Seguro. É o medo da meningite meningocógica, que matou quatro pessoas no fim de semana. Um fotógrafo de São Paulo que estava de férias, uma garçonete de 29 anos e dois adolescentes. Todos estiveram numa mesma festa há oito dias.

A meningocócica tipo c é uma das formas mais graves de meningite. Causada por uma bactéria, ela é transmitida pelo beijo na boca ou por secreções da tosse e do espirro. As pessoas que tiveram contato próximo com os doentes foram medicadas e estão sendo acompanhadas.

As autoridades de saúde recomendam aos turistas que estiveram em Porto Seguro na semana passada que procurem atendimento médico caso apresentem sintomas como dor de cabeça, enrijecimento da nuca e febre alta.

A secretaria de saúde admite um surto de meningite tipo c no sul do estado porque houve um número expressivo de casos em pouco tempo e numa mesma região. “Eu tenho a segurança de dizer que o surto foi controlado quando eu tiver dez dias após o surgimento do último caso. Só na próxima semana eu vou ter segurança de que o surto foi controlado”, disse Juarez Dias, da Vigilância de Emergência e Saúde da Bahia.

Mais três pessoas internadas em hospitais da região já tiveram a doença confirmada.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524