"Os dois partidos compartilharão, em conjunto com as demais agremiações que venham a integrar essa aliança, a coordenação de campanha e a elaboração do programa de governo, com objetivo de dar continuidade aos avanços do governo do Presidente Lula, do qual PT e PMDB são forças de apoio e sustentação", informou o texto, publicado no site do PT.
O anúncio da aliança foi feito na terça (2) pelo presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), e pelo presidente licenciado do PMDB, deputado Michel Temer (PMDB-SP), após jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio da Alvorada. A chapa anunciada pelos dois partidos terá a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, como candidata à Presidência.
O vice dela será indicado pelo PMDB em 2010. A nota divulgada nesta quarta reafirma que "os dois partidos comporão, necessariamente, a chapa de Presidente e Vice". Por fim, PT e PMDB comunicam que levarão o acordo "às suas instâncias partidárias" visando alianças regionais.
Veja a íntegra da nota:
"Representados por lideranças e dirigentes nacionais, PMDB e PT, após avaliar o satisfatório cumprimento dos eixos programáticos que fundamentaram a coalizão de governo em 2007, comunicam que, de comum acordo, estabelecem pré-compromisso com vistas à disputa da eleição à Presidência da República em 2010, baseados nas seguintes premissas:
1 - Construir aliança programática e eleitoral para o pleito presidencial;
2 - Os dois partidos comporão, necessariamente, a chapa de Presidente e Vice, a ser apresentada ao eleitorado brasileiro;
3 - Os dois partidos compartilharão, em conjunto com as demais agremiações que venham a integrar essa aliança, a coordenação de campanha e a elaboração do programa de governo, com objetivo de dar continuidade aos avanços do governo do Presidente Lula, do qual PT e PMDB são forças de apoio e sustentação.
4 - Com esse escopo, PMDB e PT levarão este pré-compromisso às suas instâncias partidárias, construindo soluções conjuntas para as alianças regionais;
Brasília, 21 de outubro de 2009.
Partido dos Trabalhadores (PT)
Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB)"
Nenhum comentário:
Postar um comentário