Por outro lado, os segmentos de motos (-34,2%) e caminhões (-47,6%) continuam exercendo impacto negativo sobre as vendas totais de veículos novos no Estado, que contabilizaram um recuo de 3,5% frente ao mês de setembro do ano passado. No fechamento do terceiro trimestre de 2009, comparativamente ao mesmo trimestre de 2008, embora tenha ocorrido queda de 8,6% na comercialização de veículos novos no Estado, observa-se que as vendas de automóveis de passeio (+20,8%) e de comerciais leves (+10,1%) sustentaram crescimento no período. Assim, vale ressaltar que o estímulo dado ao desempenho desse segmento, por meio da redução provisória da alíquota de IPI, tem sido fundamental para atenuar a queda nas vendas totais de veículos novos, no período pós-crise.
No acumulado do ano, contabiliza-se decréscimo de -7,8% em relação ao mesmo período de 2008, sob impacto da retração na comercialização de motos (-32,9%) e caminhões (-42,6%). Nesta base de comparação, os segmentos de autos (+16,5%), de comerciais leves (+12,3%) e de ônibus (+18,2%) registaram expansão nas vendas.Esses dados são baseados na pesquisa da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
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