sábado, 3 de julho de 2010

Ambulâncias reforçam ações de saúde em mais de 253 municípios da Bahia.

Mais 253 municípios baianos receberam um reforço importante na área de saúde. O governo estadual entregou na quinta-feira (1º) uma ambulância a cada um dos prefeitos que compareceram ao pátio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. Com a entrega de 222 unidades em 2009, o governo totaliza 475 ambulâncias em todo o estado, o que representa um investimento de mais de R$ 26,1 milhões.

Segundo o secretário da Saúde, Jorge Solla, é importante renovar a frota de ambulâncias, “porque veículos precários podem comprometer ainda mais o estado de saúde dos pacientes que precisam do transporte”. Solla disse que, com o apoio do governo federal, serão mais de 500 postos de saúde implantados na Bahia. “Também foram viabilizados no estado 1,1 mil novos leitos em hospitais públicos. Numa ação inédita, implantamos UTIs móveis em todos os maiores hospitais públicos”, observou.

Cada carro de suporte básico custou R$ 55 mil. Alguns municípios, como Itaberaba, a 283 quilômetros de Salvador, não possuíam uma ambulância própria. As duas únicas da cidade são alugadas. “Essa ambulância doada pelo governo é a primeira do nosso município. Em vez de alugar mais uma, agora vamos usar essa. Isso vai reduzir nossos custos em saúde e facilitar o transporte de passageiros”, afirmou o prefeito de Itaberaba, João Almeida Mascarenhas Filho.

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, destacou os investimentos estaduais em prol da saúde no município. “Só quem é prefeito sabe da importância de ter uma ambulância. É muito bom para os pacientes, porque encurta as distâncias. Nossa cidade nunca teve um leito de UTI, mas, com a reforma realizada no Hospital Menandro de Faria, teremos dez”, declarou.

O município de Santo Amaro teve a frota ampliada de quatro para cinco ambulâncias. “Nossa cidade tem uma extensão territorial muito grande. Temos muitas comunidades na zona rural. Por isso essa doação atende não apenas a sede do município, mas também as comunidades rurais”, explicou o prefeito Ricardo Machado.

Agora, o município de Cardeal da Silva, que possui nove mil habitantes, tem um total de quatro ambulâncias, duas delas cedidas pelo governo da Bahia. A prefeita Maria Quitéria elogiou a última aquisição. “É uma ambulância muito boa, resistente. Já temos um posto de saúde da família e precisávamos muito de um carro como esse”, explicou.

Os veículos zero quilômetro, modelo Courier, são da marca Ford e, a exemplo das outras aquisições, foram comprados pelo governo estadual por meio de licitação.

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