segunda-feira, 19 de julho de 2010

Eleições 2010 • Minas Gerais: Hélio Costa (PMDB) lidera pesquisa Sensus com 43,4%.

Pesquisa realizada pelo Instituto Sensus, em municípios de Minas Gerais, aponta o candidato do PMDB ao governo do Estado Hélio Costa e o presidenciável tucano, José Serra, na frente pela disputa eleitoral. Para a presidência, Serra aparece na frente com 35,5% dos votos e, no Estado, o ex-ministro das telecomunicações lidera com 43,4%.

O instituto Sensus apontou na pesquisa sobre o governo de Minas que o principal adversário de Costa, Antonio Anastasia (PSDB), alcança 21,5%. José Fernando (PV) e Vanessa Portugal (PSTU) aparecem empatados em terceiro lugar, com 2,3% das intenções de votos dos mineiros. Na abordagem de segundo turno, a pesquisa aponta vitória de Hélio Costa, caso a eleição fosse hoje, com 50,7% dos votos. Já Anastasia vem em segundo com 25,7% numa segunda etapa da corrida ao Palácio Tiradentes.

Na eleição presidencial, Dilma Rousseff (PT) vem em segundo, com 34% da preferência. Marina Silva (PV) alcançou, segundo o levantamento, 9,2%. Numa simulação de segundo turno, Serra venceria no Estado com 41% do total de votos e a petista viria em segundo com 40,8%. Nas duas etapas, pela pesquisa Sensus, ocorre empate técnico entre os dois candidatos à Presidência.

A pesquisa Sensus, encomendada pelo PR, partido do empresário Clésio Andrade, foi questionada pela coligação "Somos Minas Gerais", do candidato Anastasia. A chapa entrou com denúncia na Procuradoria Regional Eleitoral por suspeitar de fraudes no levantamento.

De acordo com os denunciantes, existem falhas na elaboração de algumas perguntas, para supostamente beneficiar a candidatura de Hélio Costa. Eles acusam, ainda, Clésio Andrade de encomendar a abordagem sem que a executiva estadual do PR fosse consultada sobre o fato.

Senado

A pesquisa Sensus também fez uma simulação para a disputa ao Senado. Aécio Neves (PSDB) lidera a corrida, com 37,4% dos votos, seguido de Itamar Franco (PPS), com 22,3% e Fernando Pimentel (PT), com 11%.

O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral mineiro sob o número 48.064. Doze regiões do Estado foram visitadas pelo instituto, sendo ouvidos 1500 eleitores em 53 municípios. A margem de erro é de 2,5%.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524