quarta-feira, 14 de julho de 2010

Eleições 2010 - MPE pede multa a PSDB-BA e Serra por suposta propaganda eleitoral antecipada.

O MPE (Ministério Público Eleitoral) pediu nesta terça-feira (13) representação contra o PSDB da Bahia e o candidato tucano à Presidência, José Serra, por propaganda antecipada. Para o MPE as inserções partidárias estaduais na Bahia, nos dias 21 e 28 de maio, faziam promoção da candidatura de José Serra.

Segundo a representação, ao final da primeira inserção, veiculada no dia 21 de maio, além da imagem de Serra, é mostrado o símbolo do PSDB com a assertiva "A experiência garante o avanço”. A segunda, do dia 28, também contou com a aparição de José Serra e com os dizeres do locutor "PSDB, a competência faz a diferença".

Pela lei, a propaganda partidária só pode difundir os programas da legenda, transmitir mensagens aos filiados sobre a execução do programa partidário, divulgar a posição do partido em relação a temas político-comunitários, entre outros assuntos.

De acordo com o MPE, as afirmações das propagandas representam um recado direto ao eleitor, uma clara mensagem no sentido de que o representado seria a pessoa ideal para ocupar a Presidência do país.

A Lei das Eleições diz que a propaganda eleitoral é permitida a partir do dia 6 de julho. Sua violação implica multa no valor de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou ao equivalente ao custo da propaganda, se este for maior. O MPE pede a penalização dos representados com multa no valor máximo.

O advogado do partido disse que ainda não foi informado sobre o pedido de multa e que, somente nesta quarta-feira, pode dar sua posição sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524