quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Rio de Janeiro (RJ) • Prefeitura vai usar sirenes para alertar moradores sobre temporais.

Para evitar que as chuvas provoquem catástrofes como a da Região Serrana do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio vai instalar sirenes em comunidades que têm risco de desmoronamento. Segundo o governo municipal, a primeira será inaugurada na próxima sexta-feira (21), no Morro do Borel, na Tijuca, Zona Norte.

O sistema de alarme comunitário para chuvas fortes no Rio vai ter uma rede de 60 sirenes espalhadas pela cidade. Um sistema de alerta como esse é importante especialmente em dias com mudanças bruscas de tempo.

Em 2010, a prefeitura instalou um novo radar meteorológico entre as antenas de rádio e televisão no Alto do Sumaré, na Zona Norte da cidade. Este foi o primeiro equipamento do novo sistema de previsão do tempo da cidade. Por enquanto, é possível prever com segurança de até seis horas a chegada de tempestades.

O próximo passo será a entrada de um sistema de alta resolução. De acordo com a prefeitura, será possível fazer previsões com 80% de acerto até 48 horas de antecedência. O Maciço da Tijuca, onde será instalada uma das sirenes, é uma região de risco de desabamentos e deslizamentos e com grande concentração de favelas.

Comando

As sirenes serão comandadas do Centro de Operações da prefeitura, com base em dados recolhidos pelo radar e em análises de estações que captam a água das chuvas. No total, 117 comunidades serão cobertas pelo sistema. As ações depois do alerta terão apoio de cerca de 1,8 mil agentes comunitários que já foram treinados pela Defesa Civil.

Os alto-falantes divulgarão também mensagens gravadas. A prefeitura ainda está escolhendo o som que vai soar nas sirenes - diferente da polícia, dos bombeiros, de ambulâncias -, que chame atenção, mas sem provocar pânico.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524