quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Passa de cem o número de mortos na região serrana do Rio de Janeiro.

Subiu para 139 o número de mortos em consequência das fortes chuvas que atingiram a região serrana do Estado do Rio de Janeiro desde a tarde de terça-feira (11). Só no município de Teresópolis, foram 114 mortes, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. Nova Friburgo registra sete mortes, e Petrópolis, 18.

Em Petrópolis, as mortes ocorreram nas localidades Ponte Vermelha, Gentil, Madame Machado e Brejal, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde e Defesa Civil do Estado. As autoridades acreditam que o número de óbitos na cidade pode passar dos 40. Várias localidades da cidade foram atingidas pela enxurrada que desceu do município vizinho de Teresópolis, que decretou estado de calamidade pública.

A situação é bem crítica nas localidades Madame Machado e Vale Cuiabá, no distrito de Itaipava. Os bombeiros enfrentam dificuldades em chegar a esses locais devido aos deslizamentos de terra. O mau tempo também dificulta o acesso de helicópteros.

Segundo a Defesa Civil, choveu 134 milímetros durante a madrugada, na região dos distritos de Itaipava e na Posse. A água que desceu do município de Teresópolis fez com que o nível da água do Rio Santo Antônio subisse mais de dois metros além do nível normal.

Em Teresópolis, 960 pessoas estão desabrigadas e 1.280 desalojadas. Segundo a prefeitura, as mortes na cidade ocorreram nas localidades de Poço dos Peixes, Fazenda da Paz (bairro Posse), Granja Florestal,no Parque do Embuí, Barra do Embuí, Vale Feliz, Jardim Serrano, Caleme e em Bonsucesso, na zona rural do município.

Doações podem ser feitas no ginásio poliesportivo Pedrão, na rua Tenente Luiz Meirelles, 211, no centro de Teresópolis. Os itens mais urgentes são água potável, alimentos não perecíveis, colchonetes, cobertores e roupas.

Mobilização do Estado

O governador Sérgio Cabral determinou no fim da manhã que todas as secretarias e áreas operacionais intensificassem o trabalho que já estavam realizando, por conta das fortes chuvas dos últimos dias, junto aos municípios da região serrana.

O vice-governador, Luiz Fernando Pezão, fez um sobrevoo na região. As equipes das secretarias de Saúde e Defesa Civil, Obras, Assistência Social e Ambiente estão atuando nos locais atingidos.

Nesta manhã, Cabral pediu ao comandante da Marinha Brasileira, almirante Júlio Moura, aeronaves para o deslocamento de mais tropas e equipamentos do Corpo de Bombeiros, o que será providenciado.

Na manhã de quinta-feira (13), o governador irá à região serrana. Cabral informou lamentar profundamente a perda de vidas nessa tragédia causada pelas chuvas e manifesta a sua solidariedade às famílias, inclusive às dos bombeiros que morreram no momento em que se deslocavam, em Nova Friburgo.

Estradas com problemas

Dois trechos da BR-040, que liga o Rio a Juiz de Fora (MG), que estavam interrompidos na altura de Levy Gasparian e em Itaipava, distrito de Petrópolis, na região serrana, já foram liberados pelas equipes da concessionária que administra a rodovia, segundo informou a Concer na manhã desta quarta-feira.

A queda de barreiras interditou parcialmente as pistas nos kms 9 e 67, no sentido Juiz de Fora. Um deslizamento que havia atingido a estrada ontem, em Três Rios, também já foi liberado.

Ainda de acordo com a Concer, por conta da interdição em trechos da BR-116 e BR-393, o acesso a Além Paraíba pela BR-040 está restrito ao km 810, em Matias Barbosa, no Estado de Minas Gerais.

A Polícia Rodoviária Federal restringiu o acesso à BR-393 pelo km 22 da BR-040, em Três Rios.

O município de Nova Friburgo permanece parcialmente isolado desde as primeiras horas da madrugada.

Cidades sem luz

A concessionária de energia elétrica Ampla restabeleceu o fornecimento de energia de 42 mil dos 75 mil clientes de Teresópolis afetados pelas fortes chuvas.

A normalização se deu depois que as equipes da concessionária conseguiram acessar e efetuar os reparos na linha de transmissão que atende à região central de Teresópolis. Grande parte dos clientes dos bairros Alto, Comary, São Pedro, Várzea e Barra do Imbuí, em Teresópolis, já estão com o fornecimento normalizado.

A Ampla está trabalhando em parceria com a Defesa Civil. A pedido da própria Defesa Civil, algumas áreas não serão normalizadas nas próximas horas, por motivo de segurança, até que eles façam a inspeção das regiões atingidas.

Em relação ao município de São José do Vale do Rio Preto, o fornecimento de energia ainda está interrompido devido à queda de 12 postes de grande porte, visualizados pelas equipes que sobrevoam de helicóptero. Técnicos da Ampla continuam tentando acessar os pontos de manobra da rede elétrica para iniciar a normalização.

Ajuda da Cruz Vermelha

A Cruz Vermelha Brasileira do Rio de Janeiro vai encaminhar 600 litros de água mineral, 70 cobertores, 68 colchões, 50 kits de higiene contendo sabonetes, pasta e escovas de dente, papel e absorventes higiênicos, como doação emergencial para as centenas de famílias, vítimas das chuvas que atingiram a região serrana.

Segundo o presidente da filial do Rio, Luiz Alberto Sampaio, a Cruz Vermelha é uma intermediária entre a população que tem o desejo de fazer doações e aquelas pessoas que precisam receber os donativos.

- Quanto mais rápida a mobilização das pessoas neste sentido, mais rápida será a resposta da Cruz Vermelha a estas emergências.

O departamento de socorros e desastres já iniciou um plantão na sede localizada na praça Cruz Vermelha, no centro do Rio, para receber água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais) leite em pó, colchões, roupa de cama e banho e cobertores, para atender a região serrana.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524