segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Eleições 2010 • Dilma critica proposta de Serra e diz que Ministério da Segurança não resolve.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atacou neste domingo (22) a proposta do adversário José Serra (PSDB) de criar um ministério para a Segurança Pública. Uma pasta exclusiva para a área, disse, "não resolve o problema”.

- Eu aconselharia vocês [jornalistas] a investigarem se criar uma secretaria de Segurança Pública de um lado, uma Secretaria de Assuntos Penitenciários de outro levou o governo de São Paulo a combater e derrotar o crime. Não levou, pelo contrário.

A afirmação foi feita antes de uma reunião de Dilma com a equipe de campanha que elabora seu programa de governo. A pauta era justamente segurança, área escolhida por causa do tiroteio entre policiais e traficantes ontem no Rio.

Dilma ainda defendeu as ações do governo no combate ao crime organizado e à violência nas favelas cariocas. Elogiou o projeto de polícia pacificadora e disse que, se eleita, irá adquirir mais dez aeronaves Vants (veículos áereos não tripulados) para monitorar a movimentação de drogas e armas.

- Episódios já ocorreram em que helicópteros foram derrubados. Ele não corre esse risco de forma tão grande. É um elemento muito importante para que em 2014 e 2016 a gente tenha uma Copa e uma Olimpíada de grande consistência.

A candidata ainda alfinetou a gestão de Serra na segurança paulista, afirmando que o maior Estado da federação tem os menores salários para os policiais.

Imagem de Lula

Questionada sobre o uso de imagens de Lula no programa de Serra na TV, Dilma alfinetou o adversário dizendo que o PSDB tem uma visão "elitista" dos eleitores. A petista riu com ironia e disse achar o uso "estranho".

- É estranho, é supor uma ingenuidade do povo brasileiro absurda. Por trás de quem usa a imagem do presidente Lula, porque está com a popularidade alta, [mas] quando a gente precisava ao longo do governo só criticava, tem uma visão elitista do povo.

Ao final da entrevista, o presidente do PT, José Eduardo Dutra, sinalizou que o partido vai recorrer da decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que arquivou ações do partido contra Serra por uso das imagens.

A lei eleitoral veta a aparição de pessoas de outros partidos ou não coligados a um candidato em sua propaganda eleitoral. O tribunal entendeu, porém, que nesse caso, só o presidente Lula poderia entrar com ação porque sua imagem é pessoal.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524