segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Eleições 2010 • Dilma amplia vantagem sobre Serra na disputa pela Presidência, mostra pesquisa Ibope.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, ampliou ainda mais a vantagem sobre o adversário José Serra (PSDB), aponta pesquisa Ibope divulgada na noite desta segunda-feira (16). O levantamento mostra a petista com 43% das intenções de voto, contra 32% de Serra. Marina Silva (PV) aparece isolada na terceira colocação, com 8% da preferência do eleitorado.

Os votos brancos e nulos somam 7% do total. Outros 9% disseram que ainda não sabem em quem vão votar.

Plínio Arruda Sampaio (PSOL), José Maria Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Rui Costa Pimenta (PCO) e Zé Maria (PSTU) não alcançaram nem 1% das intenções de voto.

Votos Válidos

Considerando apenas os votos válidos - quando os brancos e nulos são descartados - Dilma poderia vencer no primeiro turno, de acordo com a pesquisa divulgada hoje. Nos votos válidos, Dilma tem hoje 51%, Serra aparece com 38% e Marina com 10%. Os outros candidatos somaram 1%.

2º Turno

Já na simulação do segundo turno, Dilma aparece com 48% das intenções de voto, contra 37% a favor de Serra. Neste caso, votos brancos e nulos chegam a 8%, e os indecisos são 7%.

Avaliação do governo Lula

O levantamento também mostrou como os eleitores avaliam o governo Lula. Para 78%, o governo é ótimo ou bom; para 18%, regular; para 4%, ruim ou péssimo.

A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S.Paulo. O instituto ouviu 2.506 pessoas entre os dias 12 e 16 de agosto, e a margem de erro é de dois pontos percentuais. A sondagem foi registrada na última quarta-feira (11) no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número 23548/2010.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524