sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Itabuna (BA) • Sesab e Ministério Público discutem atendimento do SUS.

Verificar a qualidade do atendimento prestado à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Este foi o objetivo principal da visita realizada, na quarta-feira (18), a cidade de Itabuna na Bahia, pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado de sua equipe e de representantes do Ministério Público.

A comitiva participou pela manhã de uma reunião privada com gestores da Santa Casa de Misericórdia da cidade, responsável por três unidades de saúde - o Hospital Manoel Novaes, o Calixto Midlej e o São Lucas. Ficou acordado que, até o dia 30 deste mês, as bases contratuais referentes ao Hospital Manoel Novaes serão renovadas, a fim de garantir o funcionamento pleno do atendimento.

“Este hospital é a prioridade no momento, diante dos serviços públicos que oferece aos itabunenses. Vamos seguir dialogando com a administração da Santa Casa para reformular o contrato e, assim, acompanhar melhor o cumprimento das metas pela instituição”, afirmou Solla.

O secretário destacou a relação de parceria que está mantendo com a instituição, detentora, atualmente, de um dos melhores contratos relativos ao SUS. “O Hospital São Lucas, por exemplo, estava fechado. Destinamos recursos para reabri-lo, fato que traduz nossa vontade e a parceria favorável com a Santa Casa de Misericórdia desta cidade”.

Esta relação positiva está evidenciada, também, no volume de recursos destinados à entidade. Segundo o secretário, a Sesab está contribuindo com diversas ações para auxiliar a Santa Casa na ampliação de seus serviços. Ele lembrou que a instituição também dispõe de recursos por meio do atendimento médico privado.

Nesse sentido, a Sesab colaborou para a habilitação em cardiologia, disponibilização de novos recursos para a realização de cirurgias bariátricas e na obtenção de novos equipamentos. Recentemente, foram encaminhados equipamentos para a ampliação da UTI neonatal.

Hospital de Base

Para continuar avançando na reestruturação do atendimento do SUS naquela região, a comitiva se reuniu, à tarde, com a direção do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e representantes da prefeitura de Itabuna, 100% responsável pela gestão da unidade hospitalar. Durante o encontro foi discutida a adoção de medidas para garantir a qualidade dos serviços prestados à população de Itabuna e de outros 120 municípios da região. Como resultado principal da ação, ficou estabelecida a formação de uma comissão para avaliar a estadualização do Hospital de Base que, hoje, é o único hospital municipal que tem contrato de repasse financeiro com o Estado.

A comissão será formada por representantes da Sesab, da Secretaria Municipal da Saúde de Itabuna, pelo Conselho Municipal de Saúde, Ministério Público, além de entidades como o Sindicato dos Enfermeiros e dos Médicos.

“Estamos vivenciando um momento rico e importante para avaliar caminhos e propostas que levem, de fato, este hospital ao seu funcionamento pleno. O diálogo está aberto com a Sesab e, certamente, vamos avançar”, afirmou a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Maria das Graças.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524