Antes de amanhecer hoje em São Bernardo do Campo, a candidata Dilma Rousseff e o presidente Lula já estavam na rua para se encontrar com os trabalhadores na porta da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil. Depois do corpo a corpo com trabalhadores e militantes no ABC paulista, onde Lula começou há mais de 30 anos a luta dos trabalhadores, Dilma continuou seu mergulho no passado.
Na escola do Senai, no bairro do Brás, em São Paulo, Dilma conheceu o torno mecânico em que Lula, em 1963, aprendeu seu primeiro ofício. Na visita a laboratórios e salas de aula, Dilma chamou a atenção para a integração entre o ensino médio e o profissionalizante. Segundo ela, a expansão do ensino profissionalizante deve ser aliada ao ensino médio.
“Eu vi aqui uma coisa que considero extraordinária: o ensino médio articulado com o ensino profissionalizante. Se os alunos vivem a prática, o ensino fica mais atraente e prazeroso”, disse. “O padrão desta escola é o padrão que seria importante que o Brasil seguisse. Investir na educação é garantir esta qualidade no ensino.”
Tecnólogos
Dilma renovou seu compromisso de construir escolas técnicas nos municípios com 50 mil habitantes e adotar, no ensino profissionalizante, o mesmo método de distribuição de bolsas do ProUni. “O governo federal pretende continuar investindo nos institutos federais para formar tecnólogos.”
A candidata atribuiu a falta de mão de obra especializada à lei que atribuía ao município ou estado o custeio das escolas técnicas construídas pela União. “Como o custeio era a parte mais cara, pararam de construir escolas. A lei era impeditiva, mas nós mudamos a lei e criamos 214 escolas técnicas.”
Acompanhada do candidato ao governo de São Paulo pelo PSB, Paulo Skaf, Dilma defendeu uma mudança na administração do estado governado, há 16 anos, pelo PSDB. “Para o governo de São Paulo estão concorrendo pessoas qualificadas. Não vejo muito sentido em manter por mais quatro anos uma administração que já dura 16 e na área da educação, por exemplo, não trouxe grandes resultados”, afirmou Dilma.
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