O governador da Bahia e candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), destacou o investimento de R$ 5,1 bilhões feito durante sua gestão na área de segurança pública, valor muito superior ao destinado em período semelhante na gestão passada do ex-governador Paulo Souto (DEM), que foi de apenas R$ 3,1 bilhões.
No universo de despesas com a segurança pública, a atual gestão adquiriu 1,7 mil novas viaturas, um helicóptero, 1,6 mil novos armamentos e seis mil coletes à prova de bala. Criou delegacia digital, mil novas vagas em presídios e implantou sistema GPS para localização. Na área de pessoal, três mil novos policiais militares já estão em trabalho ostensivo nas ruas e outros três mil estão em formação. Foram ainda nomeados 600 policiais civis.
Para Wagner, a segurança é o desafio mais complexo do mundo moderno, mas o governo tem investido seriamente para garantir tranqüilidade dos cidadãos. "Cada dia vencemos uma nova batalha contra o crime. Nosso objetivo é devolver a tranqüilidade e a paz", disse, acrescentando que o governo estadual realizou um mapeamento estratégico para a área de segurança chamado "Pacto pela Vida". "Construímos um planejamento de médio e longo prazos que já está em curso. Felizmente já temos resultados positivos nos locais onde esse planejamento está em execução", disse Wagner.
O programa Ronda nos Bairros é um desses exemplos. Implantado em 2008, no bairro de Tancredo Neves em Salvador, o programa reduziu 80% o número de homicídios, furtos e roubos a veículos na região. O programa Ronda nos Bairros também foi implantado recentemente nas cidades de Itabuna e Feira de Santana. "Nossa intenção é levar, nos próximos quatro anos, o programa para todos os municípios com mais de 100 mil habitantes", afirmou Wagner, anunciando que pretende criar as chamadas "Áreas Integradas de Segurança", que devem unir as polícias Civil e Militar no combate ao crime.
A inteligência policial é outro importante investimento. Nos novos equipamentos destacas-se o sistema Tetra de Telecomunicações Digital, que integra 15 estações de rádio digitalizadas e dotadas de GPS. Estão ainda em fase final de implantação os 22 centros regionais de comunicação no interior. O cidadão também pode comunicar ocorrências policiais através da internet com a implantação, em 2008, da delegacia digital.
Nenhum comentário:
Postar um comentário