quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Belo Horizonte (MG) • Vândalos danificam 1.200 orelhões por mês.

O vandalismo tem um novo alvo, o telefone público. Dos 14 mil orelhões espalhados pela capital mineira, pelo menos 1.200 são danificados mensalmente. No Estado, dos 101 mil aparelhos, 8% sofrem com a ação dos vândalos.

No resto do Estado, cerca de 300 campânulas (estruturas que protegem os aparelhos telefônicos) são depredadas por mês.

A Oi, concessionária de telefonia fixa em Minas Gerais, não informa o prejuízo mensal causado por esse tipo de ação.

A danificação dos itens leitora de cartões, monofone e teclado, assim como as pichações e colagem de propaganda de empresas divulgando seus produtos, respondem por aproximadamente 90% dos casos de vandalismo.

São atos que incomodam grande parte da população. Para o analista contábil José Antônio de Oliveira, 52 anos, morador do bairro Ipiranga, região nordeste da capital, independentemente do fácil acesso à telefonia celular, o orelhão oferece um serviço de utilidade pública que deve estar à disposição do cidadão. Ele lembra que por diversas vezes precisou usar um telefone público, no centro da cidade, e o aparelho estava quebrado ou com defeito.

– Há determinadas circunstâncias em que o telefone público é essencial e indispensável.

A mesma situação viveu a aposentada Maria da Glória Cerqueira, 67 anos, moradora do bairro Serra, que prefere sair sem o telefone celular, pois tem medo de ser assaltada.

– Antes de sair de casa, confiro se o meu cartão de créditos telefônicos está em dia. Mas já fiquei na mão muitas vezes, pois quando precisei telefonar, o aparelho estava mudo

Ela diz fazer uso de telefones públicos diariamente.

O consumidor deve comunicar à Oi sobre aparelhos inutilizados, que não estejam funcionando. A partir da denúncia, a empresa tem o prazo de oito horas para providenciar o conserto. Caso o problema não seja resolvido, a pessoa pode denunciar o caso ao Procon. A pena para os vândalos que depredam orelhões varia de seis meses a três anos de prisão, além do pagamento de multa. A empresa não revelou os valores investidos na recomposição dos equipamentos.

A Oi informa ainda que faz a manutenção periódica dos aparelhos. Além disso, absorve também as solicitações de reparos enviadas à companhia pelo canal de atendimento 103 31, por consumidores e entidades públicas.

As informações sobre orelhões danificados contribuem para que os reparos sejam efetuados em tempo hábil e atendam ao cumprimento do Programa de Metas de Qualidade estabelecido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Anatel, o Brasil já conta com mais de um milhão de aparelhos, distribuídos por mais de 5.500 municípios. As solicitações de reparos de telefones públicos poderão ser feitas diretamente à concessionária de telefonia. A Anatel exige que 98% das ocorrências sejam atendidas em até 8 horas e, em qualquer hipótese, esse prazo nunca poderá ultrapassar 24 horas.

No caso de aparelhos localizados em regiões remotas ou de fronteira, a exigência é de que as solicitações sejam atendidas em até cinco dias em 92% dos casos, nunca podendo exceder dez dias. A multa por descumprimento das normas por parte das concessionárias pode chegar a R$ 50 milhões.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524