domingo, 29 de agosto de 2010

Feira de Santana (BA) • Presidente Lula inaugura Hospital da Criança.

Maior unidade pediátrica do Norte-Nordeste, o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana na Bahia, foi inaugurado na quinta-feira (26), em solenidade com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com capacidade para 48 mil consultas, 24,3 mil cirurgias e 8,2 mil internações, somente no primeiro ano de atividade.

O HEC, no qual o governo do estado da Bahia investiu R$ 52 milhões, é o quarto hospital a ser inaugurado na gestão do governador Wagner. A unidade deverá desafogar a demanda ao Hospital Clériston Andrade, o maior do município feirense. A procura de pacientes oriundos de outras cidades que buscam internamento em Salvador também deverá diminuir.

A escolha por Feira de Santana, segunda maior cidade do estado (591,7 mil habitantes, segundo o IBGE), vem no bojo da política de descentralização do atendimento à saúde pública na Bahia. As outras três unidades inauguradas na atual gestão foram o Hospital Mário Dourado Sobrinho, em Irecê, com 119 leitos, sendo 20 unidades de terapia intensiva (UTIs); o Regional de Juazeiro com 134 leitos, 20 UTI; e o de Santo Antonio de Jesus, que tem 136 leitos normais e 10 de UTI.

O Hospital da Criança de Feira de Santana terá 280 leitos, incluindo 40 de UTI e 30 Semi-UTI, distribuídos em especialidades pediátricas de média e alta complexidades: traumato-ortopedia, pneumologia, nefrologia, oncologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, queimados, cardiologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, UTI pediátrica geral e cardiológica, unidade semi-intensiva pediátrica e de atendimento às urgências e emergências clínicas, cirúrgicas e traumato-ortopédicas.

O HEC ocupa uma área de 16,2 mil metros quadrados e contará com um heliporto e com um sistema de aquecimento solar de água, o que resulta em diminuição dos custos.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524