Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência, tem 46% das intenções de voto e venceria a disputa no primeiro turno, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta terça-feira (24). Dilma está 18 pontos à frente de José Serra (PSDB), que aparece com 28,1%. Marina Silva (PV) tem 8,1% da preferência do eleitorado.
Dilma venceria no primeiro turno porque tem 55,3% dos votos válidos, que exclui brancos e nulos, enquanto os outros somam 44,7%, sendo 33,7% para Serra. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos.
Questionados sobre qual seria o único candidato em quem votariam, Dilma também aparece na liderança, com 39,8%. Em segundo lugar na preferência, Serra seria o único candidato de 22,6% dos entrevistados. Marina tem 8,3% das intenções. O resultado reflete a percepção do eleitorado em relação às propagandas eleitorais no rádio e na televisão.
Nas entrevistas espontâneas, quando nome dos candidatos não são indicados, Dilma aparece com 16 pontos de vantagem. A candidata do PT tem 37,2% contra 21,2% de Serra. Marina aparece na terceira posição com 6% das intenções de voto. Apesar de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não ser candidato, 2,1% dos entrevistados disseram votar nele.
Entre os nanicos, a pesquisa espontânea dá a Zé Maria (PSTU) 0,6% das intenções de voto, enquanto Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) tem 0,2%. José Maria Eymael (PSDC), Rui Costa Pimenta (PCO) e Ivan Pinheiro (PCB) têm 0,1% das intenções de voto. Já Levy Fidelix (PRTB) não pontuou na pesquisa espontânea e aproximadamente 25% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar. Além disso, 5,4% declararam que vão votar em branco ou nulo.
Na pesquisa estimulada, Zé Maria (PSTU) tem 0,4% das intenções de votos, junto com Plínio de Arruda Sampaio (PSOL), também com 0,4%. José Maria Eymael (PSDC) aparece com 0,3% e Rui Costa Pimenta (PCO) com 02,%. Já Ivan Pinheiro (PCB) e Levy Fidelix (PRTB) não pontuaram na pesquisa.
Votos brancos e nulos somam 5,1% e cerca de 11% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar.
Segundo turno
Em um hipotético segundo turno, Dilma receberia 52,9% dos votos se a eleição fosse hoje. Serra teria 34% das intenções, enquanto votos brancos e nulos somariam 5,8% e indecisos, 7,4%.
A sondagem foi feita do dia 20 ao dia 22 de agosto. De acordo com a pesquisa, votos brancos e nulos somam 5,1% e indecisos chegam a 11,7%.
A pesquisa divulgada hoje foi encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Foram entrevistados 2.000 eleitores, e o número de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é 24903/2010.
Marina é a mais rejeitada
O levantamento mostrou também que Marina Silva tem o maior índice de rejeição, com 47,9%. Outros 40,7% afirmaram que não votariam em Serra e 28,8% não optariam por Dilma. De acordo com o instituto, rejeiçao acima de 35% faz com que o candidato deixe de ter chances de vencer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário