sexta-feira, 2 de julho de 2010

Eleições 2010 - Dilma rebate críticas de Serra sobre relação com MST.

A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, respondeu nesta quinta-feira (1º), em Campinas, às críticas do adversário tucano José Serra ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-terra) e afirmou que o governo Lula sempre foi contra as ilegalidades do movimento.

- O presidente Lula, quando põe um boné do MST, está respeitando as pessoas que vêm para ele e entregam um boné. É isso que ele está fazendo, nada mais do que isso. Na verdade, nós fomos um governo que tivemos uma atitude clara com o MST. De um lado, sempre que o MST cometeu ilegalidades, deixamos clarinho para o MST que éramos contra. De outro lado, nunca deixamos de dialogar.

Em sabatina hoje na CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil), Serra condenou as invasões a propriedades privadas e o repasse de dinheiro público para a entidade e alfinetou o presidente.

- Tem gente que veste o boné numa hora, depois guarda na gaveta. Usa o boné de manhã, guarda à tarde, uma hora fala que o juro está muito alto e tem que abaixar, depois fala que está bom.

Dilma destacou que o MST é um movimento social e que, por isso, não pode ter uma relação de igualdade com um governo.

- O MST é um movimento social e eu não vou participar de movimento social, eu não sou do MST. Eu fui do governo do presidente Lula e pretendo ser de um governo. Um governo não pode ter uma relação de igualdade com o movimento social.

A candidata citou programas como Mais Alimentos e Luz para Todos para argumentar que a solução está em resolver questões de origem do MST como falta de terra e a falta de renda dos produtores.

- Tem um terceiro lado que é mais importante: nós encaramos o problema do pequeno agricultor no país e tomamos as medidas corretas para garantir que o pequeno agricultor tenha renda, tenha como sustentar seus netos e seus filhos. O que não é possível é uma discussão sobre boné, quando está em questão um setor produtivo imenso do País que é a agricultura familiar.

A petista também respondeu às críticas sobre o planejamento das obras para o Nordeste e afirmou que o projeto de integração do São Francisco está em andamento no governo do presidente Lula, e será concluído no próximo governo.

- Eu acredito que talvez o candidato Serra não saiba em profundidade no que consiste o projeto de integração da Bacia do São Francisco. [...] Não é só levar água, é fazer com que o uso da água permita atividades de irrigação.

Dilma participou de almoço multipartidário com cerca de empresários e lideranças políticas locais e nacionais. Durante a tarde, a candidata visitou uma unidade de educação e um complexo hospitalar da periferia, acompanhada do prefeito de Campinas Hélio de Oliveira Santos (PDT).

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524