Segundo o estudo, oito em cada dez pessoas usam creme para a pele, e mais da metade das 1,5 mil pessoas pesquisadas reclamam das espinhas.
"A acne é a principal causa que leva a mulher ao dermatologista, isso em todas as faixas etárias. Lógico que na adolescência é típico, mas a mulher madura também está apresentando espinhas, pelo uso indiscriminado de hidratantes e filtros solares", afirma a médica Andréia Mateus, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
O excesso de creme faz com que a pele produza mais gordura. Isso entope o poro e leva à formação do cravo, que vira a espinha. A área fica inflamada e vermelha. Nos casos mais graves, o paciente sente dor e a inflação pode até provocar febre.
Cicatrizes
E os problemas não são só físicos. "O psicológico abala muito porque você vê um rosto diferente, você vê que você está mudando e você tem que acompanhar as mudanças.", diz o estudante Kellyn Vickey. "[Eu sentia] muita vergonha, eu sentia vontade de ir menos aos lugares. Mas já me irritou muito a ponto de chorar e deixar de sair", diz a estudante Miriã Rocha. Miriã e Kellyn foram parar no dermatologista por causa da acne. Mas antes de chegar ao médico, cederam a um impulso: o de espremer as espinhas. "Se o adolescente não procurar um dermatologista e começar a espremer o rosto e utilizar produtos hidratantes que não são próprios para sua pele, a acne vai piorar e essa expressão aleatória sem cuidados especiais pode deixar cicatrizes, cicatrizes que muitas vezes são difíceis de reverter", afirma a médica Andréia Mateus, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Creme errado
Além de espremer espinhas, quem tem acnes também deve procurar os cremes corretos. A agente administrativa Olinda Gomes Leitão está há quatro anos em tratamento lutando contra as espinhas, e teve problemas ao usar produtos sem indicação. "Depois dos meus 35, 40 anos, aumentou muita coisa. Eu era apelidada até de queijo suíço. Eu comprava em farmácia, supermercado, creme para o corpo normal, e eu usava os cremes que eu usava no corpo, eu passava no rosto também. O que aconteceu: aumentou a minha acne, uma coisa imensa. Eu ficava com vergonha com tanta acne que eu tinha no rosto. ", afirma Olinda. "Tem umas dicas básicas para quem já quer começar a tratar o rosto de imediato: a primeira delas é você desengordurar bem o seu rosto todas as noites e não dormir com maquiagem. A segunda é lavar bem o rosto com sabonete neutro ao menos duas vezes ao dia. Mais uma dica é não usar o protetor solar que você comprou para o corpo no rosto", diz a dermatologista Mariana Pinheiro Machado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário