Um homem e uma mulher usam capacetes, mas as duas crianças na garupa não usam. As crianças são tão pequenas que os pés ficam soltos, não alcançam nenhum ponto de apoio.
Na maioria dos casos, os pequenos viajam espremidos entre dois adultos. Aqui, a criança não consegue abraçar completamente o corpo do condutor e segura com as pontas dos dedos a roupa do piloto.
Nesta outra imagem, a criança viaja na frente da moto, pertinho da mãe, num espaço improvisado sem qualquer segurança. De acordo com o Código de Trânsito, o transporte de crianças menores de 7 anos em motocicletas é proibido. Uma infração gravíssima e uma das punições é o recolhimento da carteira de habilitação.
"A mulher segura o bebê e parece que tá segurando com muito carinho, protege o bebê, mas, se tiver uma brecada, o peso do corpo da mâe vai esmagar a criança", disse Isabel Figueiredo, psicóloga do Departamento de Trânsito (Detran) de Mato Grosso.
"Por ser criança, o comportamento dela é imprevisível. Se ela vê um cachorrinho qualquer coisinha que chame a atençao dela, pode se movimentar, pode querer sair, o risco dela cair dela se machuca, dela morrer é altíssimo", afirmou Isabel.
Os pais também precisam ficar atentos ao modelo do capacete. Este aquivendido por algumas lojas como próprio para crianças. O equipamento não tem o selo de aprovação do inmetro e ainda traz um aviso: para quem anda de moto é proibido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário