segunda-feira, 10 de março de 2008

Reportagem do Fantástico - Tv Globo - A irresponsabilidade que mata

Um em cada cinco brasileiros menores de 18 anos dirige sem habilitação. De quem é a culpa pela imprudência de jovens que não têm maturidade para sair às ruas?

A irresponsabilidade que mata. Um em cada cinco brasileiros menores de 18 anos dirige sem habilitação.
Na semana em que duas senhoras morreram atropeladas por adolescentes que não tinham permissão pra dirigir, o Fantástico propõe uma discussão em família. Afinal, de quem é a culpa pela imprudência de jovens que não têm maturidade para sair às ruas?
“O lugar dela é a Febem. Ela não pode sair de lá. Sua filha é louca”, afirma uma mulher.

Itabuna (BA) - Quarta Feira
“Ele vinha cortando os carros em alta velocidade, pegou minha mãe, jogou longe, bateu em dois carros e depois caiu”, conta Juraci dos Santos, filha da senhora atropelada.
Dona Maria da Conceição, de 62 anos, foi atingida pela moto do campeão baiano de motocross, um rapaz de 17 anos. A aposentada morreu no hospital.

São Paulo (SP) - Terça Feira
Eram 9h quando uma adolescente de 16 anos saiu com o carro da garagem, atropelou e matou uma senhora de 70 anos que passava na calçada.
Desde o momento em que o carro sai da garagem na imagem obtida com exclusividade pelo Fantástico.
“Ela simplesmente acelerou, pegou o carro e saiu”, diz Suzi Pinto, tenente da Polícia Militar de São Paulo.
A violência do impacto derrubou o portão do prédio em frente.
“E nisso ela sai do carro correndo e ainda foi brigar com a Dona Yone lá embaixo, no portão”, conta uma testemunha.

As duas mortes são retratos da irresponsabilidade no volante.

Fantástico: Você tem quantos anos?Jovem: Tenho 17Fantástico: Há quanto tempo você dirige sem carta? Jovem: Eu dirijo desde os 14.
Dos jovens, 20% menores de 18 anos admitem dirigir carro sem habilitação.
Idade: 17 anos. Dirige desde 15 anos: “De vez em quando dá uma derrapadinha, uma acelerada a mais”, diz o rapaz.

E 17% guiam moto, também clandestinamente. É o que mostra a mais recente pesquisa sobre o assunto, feita no ano passado pelo Ibope, para a Semana Mundial de Segurança no Trânsito.
“O jovem tem facilidade de dirigir uma máquina. A dificuldade é a situação emergencial, para a qual ele não tem nem maturidade, nem experiência e nem habilidade”, aponta Nereide Tolentino, pedagoga e coordenadora da pesquisa.
Guarulhos, Grande São Paulo, terça-feira

A polícia flagrou, numa movimentada avenida por onde passam ônibus e caminhões, um garoto de apenas 12 anos dirigindo à noite um carro caindo aos pedaços.
Para se adaptar ao volante, ele, que era bem pequeno, teve que puxar o banco para frente e ainda se sentar numa almofada para enxergar alguma coisa. Ao lado dele, estava a tia Rosemeire. Atrás, os dois filhos dela, de 6 e 12 anos.
Na delegacia, ela disse que esta era terceira vez que ela emprestava o carro para o sobrinho, para ele tentar aprender a dirigir.

“São duas responsabilidades: a primeira, de entregar veículo automotor a pessoa não-habilitada. A segunda é a corrupção de menores”, aponta o advogado Romualdo Dias.
“Qual foi aí o filho de 10 anos, 13 anos, 14 anos, que não pediu para o pai para dar uma voltinha no carro?”, pergunta Mário José da Silva, tio do garoto.
O mau exemplo vem de casa. De acordo com a pesquisa, 52% dos jovens aprenderam a dirigir com o pai, e não na auto-escola.

“Eu enfrento trânsito desde os 16 anos. Meu pai tinha um bar no lado sul de São Paulo, aí eu ia guiando de manhã. Ele ia dormindo no carro. E, à noite, ele voltava cansado, eu também voltava guiando”, conta um rapaz.
Quem permite que um menor dirija comete um crime, previsto no Código de Trânsito. E não adianta dizer que não sabia de nada. Para a Justiça, é obrigação do pai impedir que uma pessoa não-habilitada guie o carro.

A falta de cuidado de alguns pais também foi motivo de polêmica no Maranhão. Em uma praia de São Luís, crianças dirigem livremente quadriciclos e fazem manobras arriscadas.
“Não tem medo de atropelar alguém, não?”, pergunta a repórter. “Não!”, responde a menina.
O quadriciclo só pode ser dirigido na zona rural e com habilitação. É o que diz o Código de Trânsito.

“Pode passar por cima, machucar, até matar”, diz uma mulher.
Nenhum dos envolvidos nos acidentes está preso. Nem os menores, nem seus responsáveis.
A jovem que matou a senhora de 70 anos e o motoqueiro de Itabuna vão aguardar em liberdade a decisão da Justiça. A pena máxima para esses adolescentes é a internação numa instituição para menores.

Os responsáveis por eles podem ser condenados a até um ano de prisão por homicídio culposo, sem intenção de matar, uma pena que geralmente é cumprida fora da cadeia, com prestação de serviços comunitários.

E a tia que deixou o sobrinho de 12 anos dirigir pode ficar um bom tempo longe do volante.
“A carta foi retida, encaminhada à autoridade de trânsito. Ela pode ficar até seis meses sem dirigir”, diz o delegado Américo dos Santos Neto.
Para a pedagoga Nereide Tolentino, o que falta é educação de trânsito nas escolas, como manda o código. “Qual é a escola que faz isso?”, pergunta Nereide.
Repórter: Hoje, por exemplo, é uma sexta-feira à noite. Você vai sair de carro?Jovem: Vou, sim senhor.

“Todo mundo fica horrorizado no dia que saiu na TV. No dia seguinte, a vida continua”, lamenta a pedagoga.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524