quarta-feira, 12 de março de 2008

Música e animação marcam aniversário de Olinda e Recife nesta quarta

Roteiros especiais incluem frevo, samba e projetos de incentivo à cultura. Aniversário das cidades foi instituído em 12 de março por grupo de historiadores.

Frevo e muita animação vão marcar as comemorações do aniversário das cidades pernambucanas Recife e Olinda. Nesta quarta-feira (12), Recife irá comemorar 471 anos e Olinda, 473 anos. Apesar de celebrarem juntas, as cidades não foram fundadas na mesma data, nem com exatos dois anos de diferença.
O historiador Leonardo Dantas Silva disse que a data de 12 de março é uma convenção, baseada no mais antigo documento histórico que menciona a existência do Recife e de Olinda, a Carta Foral. O documento foi escrito em 1537, por Duarte Coelho, e descrevia as duas cidades.

“Nos anos 70 do século passado, um grupo de historiadores chega à conclusão que, por terem a mesma ‘certidão de existência histórica’, as cidades de Olinda e Recife tinham surgido ao mesmo tempo, o que não é verdade na prática. Mais tarde, Olinda retorna sua fundação ao ano da chegada de Coelho ao Brasil, que foi dois anos antes de escrever a Carta Foral, por isso a diferença de dois anos na data instituída para a comemoração”, diz.

Recife

Um bolo com 471kg marcará o início das festividades noturnas do aniversário da cidade, às 19h desta quarta-feira. O bolo será cortado pelo prefeito João Paulo e depois será distribuído. Para animar o evento, haverá muito frevo com a participação da Frevioca e de cem passistas da rede municipal de ensino, integrantes do Programa de Animação Cultural da Secretaria de Educação. Para estimular a cultura e o conhecimento da história da cidade, até 14 de março, a Biblioteca de Afogados realiza uma exposição bibliográfica e de fotografias sobre o tema: "Recife: passado, presente e futuro". Haverá, ainda, duas palestras sobre a capital pernambucana: na quinta-feira (13), "Recife, amanhã...", com o administrador Rodrigo Alves; e na sexta-feira (14), com o tema "Recife, ontem e hoje", com os estudantes de história Carlos Augusto, Michel Chaves e Priscilla Mariano. Já o Museu da Cidade do Recife comemora a data com uma programação voltada especialmente a crianças e adolescentes. A partir das 14h desta quarta-feira haverá o lançamento do programa “Recife, Minha Cidade”, com apresentação do bloco lírico infantil Sonho e Fantasia, concerto e aula com a Banda Sinfônica da Secretaria Municipal de Educação e corte do bolo comemorativo. Para encerrar as comemorações, no domingo (16), às 18h, a cidade será presenteada com show de Edu Lobo e Trio com a Orquestra Sinfônica do Recife, no Cais da Alfândega.

Olinda


O roteiro das comemorações na cidade de Olinda promete muita música. A partir das 15h desta quarta-feira, agremiações carnavalescas farão um cortejo pelo Sítio Histórico com destino ao Alto da Sé. Mais tarde, às 17h, um bolo de aniversário com 200kg será cortado e distribuído aos presentes. O público vai conferir, ainda no fim da tarde, em frente à sede da Escola de Samba Preto Velho, na Sé, a apresentação de Rogerman e Bonsucesso Samba Clube. O aniversário da cidade também contará com a abertura de duas exposições. A primeira, na galeria de arte do Mercado da Ribeira, reúne o acervo do artista plástico Marcílio Fernandes. A mostra começa às 19h e fica aberta ao público durante um mês, de segunda a segunda, das 9h às 17h. A segunda exposição marca a reinauguração do acervo do Museu de Arte Contemporânea de Olinda (MAC) e traz a mostra Sete luas de sangue, da artista plástica Tereza Costa Rêgo. A exposição será aberta às 19h30 e permanece no MAC por quatro meses.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524