segunda-feira, 10 de março de 2008

Bahia - Rede estadual inicia ano letivo

A Escola Parque, na Caixa D´Água, será palco de efervescência cultural e artística nesta segunda-feira (10), a partir das 08h30, dia de retorno às aulas nas 1.753 escolas da rede estadual de ensino. Alunos de seis escolas apresentarão números artísticos e se confraternizarão em um clima lúdico e de produção de saberes, com a presença do secretário da Educação Adeum Sauer.

A proposta é trazer os educadores, estudantes e sociedade para resgatar a vivacidade da escola pública, atingindo o foco da volta às aulas, que este ano tem o tema: Viva Escola Viva!, como um símbolo de renovação, inclusão e aprendizagem. Estão previstos um show de hip-hop e debate sobre questões da juventude, apresentações de ginástica rítmica, coral, capoeira, fanfarras e exposições artísticas. Mas a movimentação não se restringirá à Escola Parque. Técnicos da Secretaria Estadual da Educação (SEC) visitarão outras escolas que também terão atividades.

Identificando a falta de projetos políticos pedagógicos em 73% das escolas, a SEC incentivou a construção destes projetos para receber os 434.454 alunos, 95.215 estudantes a mais que em 2007. O secretário Adeum Sauer defende que é necessário olhar um conjunto de fatores. “É preciso construir a escola como um corpo e a formação é a base de tudo. Temos que potencializar o professor para extrair o máximo dele. A escola tem que se constituir em um corpo com visões estratégicas para cumprir com os seus problemas e ter desafios e meta. Cabe a secretaria dar instrumentos para que elas possam enfrentar os desafios”, explicou Sauer.

Dentre os instrumentos disponibilizados pela SEC, para o ano letivo, estão a liberação de R$ 14,6 milhões, que correspondem a uma 5ª parcela do Fundo de Assistência Educacional (Faed) e recursos extras de adequação da estrutura física; a aquisição de 100 mil carteiras para suprir as necessidades das escolas, além de liberar R$522.500, através do Faed, para reparos de carteiras.

No quesito valorização profissional, lançará, no próximo dia 19, um edital para 3 mil vagas de formação inicial de professor. E, ainda este ano, deve anunciar outras 10 mil.

*Informações do Governo da Bahia, www.ba.gov.br
Governador: Jacques Wagner - PT

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524