quinta-feira, 13 de março de 2008

Em dia de novidades para trânsito, chuva e excesso de carros travam São Paulo




Capital paulista registrou dois recordes de lentidão nesta noite.Cidade ficou em estado de atenção e houve manifestação e deslizamento.

Em um dia de chuva forte, em que a prefeitura anunciou medidas para controlar o tráfego na capital paulista, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) registrou dois novos recordes no trânsito de São Paulo e a cidade viveu momentos de caos com deslizamento e pessoas ilhadas. No final da manhã, o secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, anunciou as medidas para melhorar a fluidez do trânsito da cidade. Entre elas estão a proibição de estacionamento de veículos durante o horário de pico em algumas vias e o impedimento do transporte de cargas em alguns pontos da cidade também nos horários de maior movimento.

Além disso, a prefeitura irá divulgar 140 rotas alternativas às vias com maior índice de lentidão e promete trabalhar em cima de 19 pontos onde há “estrangulamento” de trânsito. A prefeitura também assinou um convênio com o governo do estado para a construção de uma linha de Metrô na Zona Sul da capital. O governo municipal entregou um cheque de R$ 200 milhões para a obra. A nova linha de Metrô vai ligar o Largo 13, em Santo Amaro, ao Campo Belo. O projeto prevê cinco estações e deverá ficar pronto em 2010. As medidas foram bem recebidas por especialistas. Ironicamente, no início da noite, a CET registrou recorde de 217 km de lentidão, às 18h30. A medida representa 25,9% dos 835 km de vias monitoradas pela companhia. O recorde anterior era de 208 km na última sexta-feira de fevereiro (29). Meia hora depois, às 19h,novo recorde: 221 km.

Uma manifestação na Zona Norte foi causada no início da noite por cerca de 100 moradores da região do Tucuruvi que exigiam a colocação de mais ônibus à disposição dos usuários.

Chuva

A situação no trânsito foi agravada pela chuva forte que atingiu a cidade nesta tarde, e fez com que o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretasse estado de atenção nas zonas Norte, Leste, Oeste, Centro e as regiões das marginais Tietê e Pinheiros às 14h40. As áreas permaneceram nesta situação até as 16h40. Ao longo do dia chegaram a ser registrados 20 pontos de alagamento. Também por causa da chuva a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e o Metrô decidiram operar ao longo da tarde com restrição de velocidade. A CPTM impôs a restrição aos trens da Linha A (Luz-Francisco Morato), próximo à Estação Jaraguá. Já o Metrô operou com restrição de velocidade suas quatro linhas: 1-Azul (Jabaquara-Tucuruvi), 2 -Verde (Alto do Ipiranga- Vila Madalena), 3-Vermelha (Barra Funda-Itaquera) e 5-Lilás (Capão Redondo-Largo 13). A chuva provocou ainda um deslizamento de terra na Zona Norte da capital. O incidente ocorreu na Rua Matimpererê, altura do número 35, Brasilândia, por volta das 16h. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o desmoronamento atingiu dois barracos em uma área de ocupação, mas ninguém ficou ferido. Por volta das 18h20, assistentes sociais se encontravam no local para fazer a orientação das famílias desabrigadas. Também por volta das 16h, os bombeiros atenderam o chamado de uma idosa que estava ilhada dentro de casa com um neto, no número 148 na Rua Jordão Camargo Oliveira, na Vila Paulistana, Zona Norte. Pouco antes, às 15h50, também na Zona Norte, os bombeiros socorreram uma pessoa que ficou agarrada à vegetação em um córrego no Tremembé, por causa da chuva que colocou regiões da cidade em estado de atenção.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524