quarta-feira, 19 de março de 2008

Obras para desafogar trânsito de SP começam na segunda

19 pontos de estrangulamento serão modificados para facilitar passagem dos veículos.Prefeitura irá divulgar 175 rotas alternativas e recuperar sete corredores de ônibus.
O secretário municipal dos Transportes Alexandre de Moraes anunciou na manhã desta quarta-feira (19) que serão iniciadas na próxima segunda (24) 19 obras viárias em pontos de estrangulamento do trânsito na capital. Segundo ele, foi feito um mapeamento desses locais durante seis meses, e as mudanças irão economizar tempo tanto para os motoristas de veículos de passeio quanto para os passageiros do transporte público.

O secretário deu como exemplo de uma das obras o cruzamento entre as avenidas Consolação e Ipiranga. “Os veículos e os ônibus fazem um ‘x’ no local, causando muito trânsito. Os ônibus muitas vezes bloqueiam as passagens dos carros. Essa passagem vai ser invertida, será feita uma entrada viária para os ônibus não precisarem cruzar mais. No horário do rush, isso deve economizar de 15 a 20 minutos para os ônibus e 30 minutos para os carros”, afirmou Moraes.

A prefeitura divulga o pacote completo de medidas na tarde desta quarta-feira (19). Além das obras, serão divulgadas 175 rotas alternativas para desafogar as principais vias, 17 ruas onde haverá restrições para o estacionamento de veículos e carga e descarga e a recuperação de sete dos nove corredores de ônibus existentes na capital.

Outro local onde as obras deverão diminuir o tempo no trânsito para os paulistanos é no Terminal Varginha. “Os veículos precisam fazer um retorno e passam novamente na frente do terminal, perdendo 25 minutos todos os dias. Vamos abrir essa passagem, e com isso 80 mil pessoas irão ganhar esse tempo”, disse o secretário.

Além das 19 obras, outros três pontos na cidade tiveram mudanças na sinalização e na fiscalização para desafogar o trânsito. Dois deles já foram entregues, na Estrada do M’Boi Mirim e na linha expressa da Celso Garcia. O último, na Rua Clélia, deve ser finalizado até a próxima segunda.

Estacionamento
A prefeitura espera que a proibição de estacionamento em certas vias, liberando uma ou duas faixas para o tráfego, seja um ponto decisivo para a melhoria do trânsito. Um dos locais será na Rua Vergueiro, entre a Nicolau de Souza Queiroz e a Correia Dias. “Nesse trecho, será proibido estacionamento e carga e descarga o dia inteiro”, afirmou Moraes. Segundo o secretário, cada caso foi estudado de maneira independente e as medidas serão específicas. “Na Avenida Cupecê, por exemplo, será vedada a carga e descarga e o estacionamento de veículos das 16h às 20h”.

Corredores
Dos nove corredores de ônibus existentes na capital, sete passarão por medidas de recuperação – apenas os corredores Paes de Barros e Expresso Tiradentes não serão contemplados nesse primeiro momento. “Vamos fazer frisagem, asfaltamento, porque os buracos acabam diminuindo a velocidade dos ônibus e prejudicando o tráfego. Será aumentada a fiscalização para impedir que os carros entrem na faixa exclusiva. Mais de 200 pessoas vão começar a trabalhar nessa fiscalização”, disse Moraes. Mesmo com a divulgação de todas as medidas, o secretário ainda não soube dar uma previsão do impacto no tráfego da capital. “Não dá para falar ainda quanto vai diminuir no trânsito. Mas será significativo”.

Um comentário:

Unknown disse...

que milagre será que vão fazr pra melhorar o transito no cruzamento da rebouças com a faria lima?

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524