terça-feira, 3 de agosto de 2010

Eleições 2010 • Debate muda o ritmo da campanha presidencial.

O primeiro debate presidencial nestas eleições que acontece na quinta-feira (05/08), promovido pela TV Bandeirantes, vai dar o tom da campanha eleitoral nos próximos meses, segundo acreditam especialistas e eleitores que ainda não se decidiram. As regras acertadas com representantes dos candidatos garantem o confronto de propostas e ideias.

De acordo com Mauro Paulino, diretor do Instituto Datafolha, eleitores indecisos podem decidir uma eleição a partir de um debate. Outros especialistas também acreditam que o encontro entre os candidatos ainda sem a maquiagem do horário eleitoral gratuito pode ser decisivo. No debate, eles esperam ouvir as propostas dos presidenciáveis.

O debate na Band terá como mediador o jornalista Ricardo Boechat. Os candidatos Dilma Rousseff, do PT, José Serra, do PSDB, Marina Silva, do PV, e Plínio Sampaio, do PSOL, estão confirmados.

Regras

Os jornalistas Joelmir Beting e José Paulo de Andrade farão perguntas aos participantes. No estúdio, haverá uma plateia de 180 lugares, que serão ocupados por 40 convidados da Band, 40 jornalistas e 25 convidados de cada um dos candidatos.

De acordo com as regras, aprovadas integralmente por representantes dos partidos, no primeiro bloco os candidatos vão responder a uma mesma pergunta do mediador. A ordem será definida por sorteio e o tempo para resposta é de dois minutos.

Em seguida, cada candidato poderá escolher qualquer adversário para fazer uma pergunta. A ordem será estabelecida por sorteio. Haverá dois minutos para resposta, um minuto para réplica e um minuto para tréplica.

Ampla liberdade para troca de ideias

No segundo e no terceiro blocos os candidatos vão continuar fazendo perguntas aos concorrentes. No quarto, jornalistas da Band farão perguntas aos candidatos e escolherão outro candidato para comentar. Serão dois minutos para resposta, um minuto para o comentário e um minuto para réplica.

O debate termina com dois minutos e meio para as considerações finais de cada candidato, no quinto bloco. Para o diretor de jornalismo da Band, Fernando Mitre, as regras do primeiro debate presidencial darão a todos os candidatos ampla liberdade de se expressar e debater.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524