segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Rio de Janeiro (RJ) - Prefeitura acaba com ocupação irregular no Costão da Avenida Niemeyer.

Uma denúncia sobre construções irregulares deu início, na manhã deste domingo (2), à Operação Choque de Ordem, no Costão da Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. Foram derrubadas dez casas de madeira e barracos erguidos em área de risco de desabamento e de proteção ambiental permanente.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, as casas que estavam na encosta eram usadas como postos de observação e rota de fuga de traficantes da favela do Vidigal.
Operação teve de ser realizada num domingo, quando o movimento de veículos na Avenida Niemeyer - que liga o Leblon a São Conrado - é reduzido.

Notificação foi feita há dez dias

Cem homens do Controle Urbano, da Secretaria de Obras, da Comlurb, da Defesa Civil e das polícias Civil e Militar encheram caminhões com entulho das construções derrubadas. De acordo com o secretário de Ordem Pública, Rodrigo Bethlem, as pessoas que ocupavam as casas foram notificadas há dez dias pela Defesa Civil.

“Tínhamos de agir rapidamente para evitar que outras casas fossem construídas. Trata-se de uma área onde ocorrem frequentemente desabamentos. Além do mais, é uma área de preservação ambiental. Há um inquérito, aberto três anos atrás, na Delegacia de Proteção do Meio Ambiente (DPMA) sobre essa ocupação”, explicou o secretário.

Sete das casas e barracos de madeira foram erguidos em área de difícil acesso no Costão e três na encosta do Morro do Vidigal. Segundo o secretário, até de helicóptero foi difícil identificar a ocupação, já que a vegetação fechada escondia as construções.

Difícil acesso
Em determinados trechos, os funcionários que trabalharam na demolição das casas tiveram de usar uma corda para ajudar a descer a encosta.
Quem quiser denunciar construções irregulares, pode ligar para o Disque-Ordem (153) ou mandar um e-mail para queroordem@rio.rj.gov.br.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524