No único cenário que permite comparação com pesquisas anteriores, Geraldo Alckmin perdeu quatro pontos percentuais, passando de 47% para 43% das intenções de voto, mas mantém folgada liderança, já que a segunda colocada, Marta Suplicy, do PT, atinge 16% (obtinha 15% na pesquisa anterior). Paulo Maluf, do PP, oscilou de 9% para 11%. Vêm a seguir Luiza Erundina, do PSB (oscilou de 6% para 4%), Soninha, do PPS (oscilou de 5% para 4%), Paulinho, do PDT (manteve os 2% da pesquisa anterior), Campos Machado, do PTB, Ivan Valente, do PSOL e Paulo Skaf, sem partido, com 1%, cada.
A segunda hipótese de candidaturas apresentada inclui o nome de Ciro Gomes como candidato do PSB, e sem candidatura do PT (que, em tese, apoiaria o socialista). Nesse caso, Geraldo Alckmin obtém 46%, ante 12% de Ciro, percentual próximo ao obtido por Paulo Maluf (11%). Soninha (5%), Paulinho, Campos Machado (2%, cada), Ivan Valente e Paulo Skaf (1%, cada) completam o cenário.
No terceiro cenário testado pelo Datafolha junto aos entrevistados, a candidata do PT é Marta Suplicy, e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, do DEM, representa a aliança entre democratas e tucanos. Nessa hipótese, ocorre empate entre Marta (22%) e Kassab (20%), em virtude da margem de erro, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Vêm a seguir Paulo Maluf (13%), Soninha, Luiza Erundina (5%, cada), Paulinho, Campos Machado (2%, cada), Ivan Valente e Paulo Skaf (1%, cada).
Um quarto cenário considera mais uma vez a possibilidade do PT não lançar candidato ao governo do Estado, apoiando Ciro Gomes. Nesse caso, Gilberto Kassab seria o candidato da aliança entre tucanos e democratas. Kassab atinge 22% das intenções de voto e Ciro fica com 18%. Assim, ocorre um empate, no limite da margem de erro, entre os dois possíveis candidatos, com maior possibilidade de Kassab estar à frente. Paulo Maluf atinge 14% nesse cenário. Um quarto (25%) dos entrevistados votaria em branco ou anularia o voto.
Outro cenário sem o PT, mas com José Serra como candidato, mostra o tucano com larga vantagem, com 38% das intenções de voto, seguido à distância por Ciro Gomes e Paulo Maluf (12%, cada).
José Serra também ficaria à frente da ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, com 36% das intenções de voto, ante 17% das preferências pela petista. Nesse cenário, Paulo Maluf tem 11% das preferências.O Datafolha ouviu 2.052 moradores do Estado de São Paulo com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 13 de agosto de 2009. A margem de erro máxima, para o total de entrevistados, é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário