A partir das 8h está marcada uma carreata que sairá do estádio Arena da Floresta e terminará no Parque da Maternidade, em frente ao Terminal Urbano, onde haverá verificação de pressão arterial, auto-exame bucal, diagnóstico de lesão bucal e distribuição de panfletos. Há também ações semelhantes no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco, Uninorte e Centro de Saúde do Vila Ivonete.
A mobilização nacional pretende informar as pessoas acerca da Lei Federal 9.294/96, que proíbe o fumo em ambientes coletivos. Além disso, o desafio é contribuir para que todos os Estados adotem leis que promovam ambientes 100% livres da fumaça do tabaco.
- No Brasil, a Lei 9.294/96 proíbe o fumo em ambientes coletivos, mas ainda permite a existência de áreas reservadas para fumantes - destaca a enfermeira da Divisão de Agravos Crônico-Degenerativos do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas (Dape), Adriana Lobão.
Dados de 2008 da pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do Ministério da Saúde, revelam que Rio Branco é a sexta capital do país em número de fumantes (18,1%). Estratificando-se por sexo, Rio Branco encontra-se em 1º lugar quanto ao número de mulheres fumantes (17,5%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário