quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Porto Velho (RO) - Câmara mantém proibição da atividade de motototáxi.

Ainda que com dez votos favoráveis, o projeto que previa a retirada da proibição da atividade de motototáxi da Lei Orgânica, foi rejeitado por quatro votos contrários, uma abstenção e uma ausência na sessão desta terça (18), da Câmara de Porto Velho. Mototaxistas, taxistas e representantes das empresas de ônibus coletivos tomaram toda a plenária da Casa, que só abriu a votação após mais de três horas de discussão sobre a regulamentação do serviço. Para ser aprovado, o projeto 094/2009, de autoria do vereador Jean Oliveira (PSDB) , precisava de 11 votos dos 16 vereadores.

O mesmo projeto poderá ser discutido novamente pelos parlamentares e submetido à aprovação. O representante da Categoria dos mototaxistas, João Henrique, assegurou que irá recolher assinaturas de vereadores para retornar com o projeto na pauta da Câmara. A idéia já recebeu críticas dos vereadores contrários à emenda e principalmente das categorias representadas pelos sindicatos Sintaxi e Sintetuperon, que iniciaram no último fim de semana, uma campanha midiática contra a implantação do serviço de mototáxi na capital.


O único vereador que preferiu se abster foi Marcelo Reis (PV), que é líder do prefeito Roberto Sobrinho (PT), no Legislativo. O parlamentar justificou a posição afirmando que, ao mesmo tempo em que é a favor a manutenção do emprego, também está do lado da geração de mais postos de trabalho. A única ausência foi de Chico Caçula (PDT), o qual havia emitido parecer favorável ao projeto, enquanto relator da Comissão de Constituição e Justiça.

Conheça os votantes contrários

Jurandir Bengala (PT), Jaime Gazola (PV), Cláudio Carvalho (PT) e Ramiro Negreiros (PMDB). Estes afirmam que o serviço de mototáxi representa perigo no trânsito e ameaça a sobrevivência de centenas de famílias dos taxistas e motoristas de ônibus.

Os demais parlamentares proferiram longos discursos, sem deixarem de citar a recomendação que teria sido feita pelo presidente Lula, ao prefeito Sobrinho, pela regulamentação da profissão no município. Os edis também defenderam uma nova opção de transporte e suas vantagens, bem como a geração de renda para mais de 3.000 trabalhadores.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524