quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Teresina (PI) - Alimentos são apreendidos em supermercado.

Mais de dois mil quilos de produtos alimentícios foram apreendidos em redes de supermercados e mercadinhos da capital Teresina por equipes de fiscalização da Gerência de Vigilância Sanitária Municipal (Gevisa) da Fundação Municipal de Saúde, órgão da Prefeitura de Teresina. Os alimentos estavam com data de validade para o consumo vencida, acondicionados de forma irregular ou simplesmente estragados.

Essas informações constam no relatório divulgado esta semana pela Gevisa referente ao mês de julho. Foram fiscalizados os quatro maiores supermercados de Teresina e mais três mercadinhos. Em um dos shoppings da zona Leste da cidade, a fiscalização, considerada de rotina, resultou em emissão de cinco autos de infração e multas, além da apreensão de utensílios e molhos (maioneses e katchups) sem acondicionamento adequado e fora dos padrões para o consumo exigidos pela Vigilância Sanitária.

A nutricionista Jeanyne Seba, da equipe de fiscalização da Gevisa, acrescenta que foram apreendidos 271 quilos de carne bovina clandestina comercializada em mercados públicos e açougues da capital. A fiscalização de alimentos se estendeu aos 75 bares e churrascarias, bem como em vários eventos realizados em Teresina.Feliciano Paiva, gerente da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), afirma que o trabalho tem como objetivo resguardar a qualidade dos alimentos oferecidos à população.

A fiscalização também se estende ao setor de medicamentos. No Mercado Central, por exemplo, a Gevisa identificou e apreendeu medicamentos que estavam sendo vendidos de forma irregular pelos ambulantes. A operação contou com a participação Divisa, Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro-Norte (SDU) e policiais militares, resultando na apreensão de analgésicos, antiinflamatórios, antibióticos entre outros remédios sem registros.

Abatedouros - Os abatedouros de bovinos, suínos, caprinos, ovinos e de aves receberam novamente as equipes de fiscalização da Gevisa. Foram condenadas, por exemplo, 1.516 carcaças de bovinos entre 4.676 vistoriadas pelos técnicos do órgão. Das mais de 52 mil unidades de frangos, 375 foram condenadas parcialmente e 168 totalmente descartadas, pois estavam impróprias para o consumo.

Foram realizadas, no mês de julho, 1.431 fiscalizações de rotina. Oitenta e três denúncias da população foram atendidas e 573 processos tiveram encaminhamento. Também foram realizadas 58 refiscalizações e 143 fiscalizações de eventos. Vinte e uma multas foram aplicadas, cinco interdições efetivadas e 278 licenças sanitárias foram emitidas, entre outras ações.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524