domingo, 16 de agosto de 2009

Olindina (BA) - População da zona rural ganha acesso à água de qualidade.

Água limpa saindo da torneira e saneamento básico agora fazem parte da realidade dos mais de 3,8 mil moradores das localidades de Bebedouro, Bom Viver, Cascalheira, Cento e Dois, Colônia Nova, Funil, Lagoa Seca, Mia Gato, e Nova Minação, da zona rural do município de Olindina, no litoral norte baiano. A água facilitou a vida de pessoas como o agricultor José Nedilson da Cruz, de 42 anos. Ele explica a diferença de ter água em casa. “Agora é muito mais fácil, tanto pra dona de casa quanto pra nós, que trabalhamos no campo. Facilita muito o serviço, além de ser bom demais ter água saindo da torneira e do chuveiro”, declarou.

O município, que completou 51 anos de emancipação política na sexta-feira (14), recebeu, além dos sistemas de abastecimento de água, o anúncio da instalação, em outras duas comunidades da zona rural, Barra e Colônia Agrícola, de um sistema dessalinizador, que transforma água salobra em potável, beneficiando cerca de 755 famílias. O investimento total é de mais de R$ 600 mil.

As ações fazem parte da iniciativa do Estado de elevar de 30 para 51,8%, o fornecimento de água para a população da zona rural e de 94,7 para 98%, o fornecimento para a zona urbana. Só com o Programa Água para Todos, o Estado já levou água de qualidade para 1,9 milhão de pessoas em 375 municípios. A meta até 2010 é atingir mais de 3,5 milhões de baianos. Além disso, o programa prevê obras de saneamento básico, como esgotamento sanitário, construção de cisternas e tratamento de efluentes.

“Nós já atingimos seguramente quase todos os municípios baianos, porque eu acredito que nem sempre uma grande obra é uma grande construção, mas uma obra que leve benefícios para a população. Assim são o Água para Todos, o Topa e outros programas que facilitam e levam qualidade de vida para o povo baiano”, declarou o governador Jaques Wagner.

Agricultura familiar
Também foi feita a entrega de mais de 50 aparelhos agrícolas entre aradores, plantadores e escavadeiras, além de sementes e insumos para as cooperativas de agricultores familiares dos municípios de Olindina, Sátiro Dias e Itapicuru. A entrega foi realizada durante a visita do governador a 1ª Feira de Negócios da Agricultura Familiar de Olindina, onde Wagner fez um balanço das ações do Estado na região e do que ainda vai ser realizado.

“Aqui nessa região já fizemos estradas, já trouxemos muita água, principalmente para a zona rural, e ainda vamos concluir o Programa Tucano, que vai ajudar a abastecer toda a redondeza. Aqui está localizado um dos maiores lençóis freáticos da Bahia, que precisa ser aproveitado”, garantiu. Wagner afirmou ainda que vão ser construídas casas de farinha e de beneficiamento de mandioca para garantir emprego e renda para a população local.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524