segunda-feira, 3 de agosto de 2009

GP Bahia de Stock Car vai gerar 2 mil empregos e aumentar fluxo turístico.

A poucos dias da primeira prova de Stock Car corrida em um circuito de rua, cresce a expectativa entre baianos e turistas. A prova, que acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, nos próximos dias 9 e 10, está sendo responsável pela geração de 2 mil empregos e o aumento do índice de ocupação da rede hoteleira. A expectativa é que no mês de agosto, considerado de baixa estação, os hotéis, em especial os próximos do evento, tenham boa parte de suas vagas ocupadas.

Para a presidente da Empresa Baiana de Turismo (Bahiatursa), Emília Silva, o acordo assinado entre o Governo do Estado da Bahia, a Federação Baiana de Automobilismo, a Vicar Produções Desportivas, empresa que coordena a Stok Car no Brasil, e a Prefeitura de Salvador, para realização da prova durante cinco anos no estado, vai movimentar o setor turístico baiano no período. “Geralmente os meses de maio e agosto tem o fluxo reduzido de turistas devido a baixa estação. Mas, com a Stock Car nos próximos anos a média de estrangeiros, com certeza, vai aumentar, podendo dobrar”, disse ela, que espera para esta primeira edição da prova em Salvador cerca de 6 mil turistas.

De acordo com pesquisas realizadas pela Associação Baiana de Industria de Hotéis (ABIH), a média de ocupação nos hotéis do entorno da Stock Car deve ficar em 48,13%. Mas a expectativa da entidade é que esse número seja ainda maior, 60%. Afinal, a corrida vai possibilitar a formação de pacotes de viagem, além de fixar um calendário para a modalidade esportiva.

Um dos maiores hotéis de Patamares, um dos bairros mais próximos da corrida, já superou as expectativas da ABIH, alcançando 100% de ocupação. “A Stock Car vai ser um evento ótimo para a Bahia, pois, vai divulgar o estado e mostrar que temos potencial para o turismo esportivo. Nesta primeira edição da corrida a minha rede já lotou. Não temos mais nenhum quarto disponível”, comemorou o diretor do hotel, Silvio Pessoa.

Bom para a Bahia, bom para os baianos

Outro benefício da corrida foi a geração de emprego. O segurança Julison Bittencourt estava desempregado há dois meses, e foi com a notícia da realização da Stock Car em Salvador que ele viu a possibilidade de voltar mais rápido ao mercado de trabalho. “Esse evento, além de ser muito bom para a Bahia, foi excelente para mim, me fez voltar a trabalhar. Além de estar de volta ao mercado de trabalho, ainda vou assistir de perto a corrida”, disse. Julison é um dos 2 mil contratados para a realização do primeiro circuito de rua da Stock Car.

E a proximidade da prova está deixando baianos e turistas na contagem regressiva. “Não vejo a hora da corrida acontecer. Estou ansioso, contando os dias”, falou o estudante de educação física Lucas Nogueira.

Enquanto o dia não chega, o jeito é se contentar em ver os carros que estão em exposição no 1º e 2º piso do shopping Iguatemi. As máquinas já estão prontas para ganhar as ruas do CAB a mais de 200 km\h.

Para a realização da corrida o governo do estado investiu R$ 5,3 mi. Os recursos estão sendo direcionados para o recapeamento de quase 3 km de asfalto, equipamentos de segurança, guard-rails, áreas de escape e arquibancadas.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524