quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Brasil tem terceiro maior número de mortes pela nova gripe, diz Saúde.

O Ministério da Saúde divulgou um balanço nesta quarta-feira (12) em que o Brasil aparece como o terceiro país com maior número de mortes pela nova gripe no mundo, atrás apenas de Estados Unidos (436) e Argentina (338). São 192 mortes registradas até esta quarta. De acordo com o ministério, quando é feito o cálculo por 100 mil habitantes, o Brasil aparece como o que tem a segunda menor taxa de mortalidade entre os 15 países com mais óbitos no mundo -0,09.

Na nota divulgada pelo órgão, o diretor de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, diz que esse número de mortes preocupa o governo, mas que não há motivo para pânico.

“O governo lamenta cada morte, mas lembra à população que não há motivo para pânico. A doença, na grande maioria dos casos, apresenta sintomas leves. E a rede de saúde do país está preparada para isto: são 1.978 leitos de UTI, em 68 hospitais de referência”, afirma.

O ministério considera o cálculo de mortalidade por 100 mil pois, de acordo com o órgão, a Organização Mundial de Saúde “reconheceu” que não era mais possível contar todos os casos, o que inviabilizaria o cálculo de taxa de letalidade (mortes em comparação ao total de ocorrências da doença). De acordo com a Saúde, somente o Reino Unido, na lista dos 15 países, tem taxa menor que a brasileira -0,06. Argentina (0,83) e Uruguai (0,65) lideram a lista.

Os cálculos foram feitos pelo próprio ministério, com base em números do Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e do IBGE. Segundo a Saúde, já foram notificados 1.882 mortes em 48 países.

Segundo Hage, não é possível comparar o total de casos graves, pois não há um protocolo único no mundo. “Cada país adota um critério. Então, não existe uma base segura e confiável para comparar”, afirma.

Mais uma morte suspeita

Ontem, Um homem de 36 anos, natural de Ibicaraí (BA), morreu com suspeita da gripe A (H1N1), Ele foi internado no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (Hblem), em Itabuna Sul da Bahia, apresentando sintomas da gripe, mas não resistiu e morreu 19 horas depois da internação.

Autoridades em saúde informaram que amostra do sangue do paciente foi colhida e enviada a Salvador para detectar se a causa da morte foi mesmo a Gripe A. Outra medida será o acompanhamento da família e de pessoas que mantiveram contato com a vítima em Ibicaraí, município a 40 quilômetros de Itabuna.

A vítima poderá ser a morte de número 193 da gripe no Brasil. Até hoje, a Bahia registrava um caso de morte causada pela gripe A.

3 comentários:

Guto :D disse...

o fato é que é só uma gripe,mas pelo menos as pessoas acabam se cuidando mais :D

Itamar (japa) disse...

a situação está feia, aqui em ctba o bixo ta pegando literalmente...

Guttwein disse...

E ainda tem gente que diz que brasileiro não tem grana pra viajar... olha ai o reultado!

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524