terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rio de Janeiro (RJ) • Prefeitura firma convênio com BID que garante R$ 530 milhões para obras de urbanização de favelas.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes obteve nesta terça-feira (16) a aprovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) de convênio de R$ 530 milhões para obras de urbanização de favelas dentro do programa “Morar Carioca”, que pretende urbanizar as comunidades da cidade até 2020.

Segundo acordo fechado em reunião esta tarde com a diretoria do banco, na sede da instituição em Washington, nos Estados Unidos, o BID vai financiar 50% dos recursos e a prefeitura carioca será responsável pela outra metade. O dinheiro, que deverá estar disponível já a partir do início de 2011, vai beneficiar mais de 100 mil moradores de 20 comunidades, que receberão obras de infraestrutura - com a implantação de redes de água e esgoto, drenagem, pavimentação de ruas e iluminação.

Também estão previstas melhorias nos serviços públicos e recuperação de moradias. Postos de Orientações Urbanísticas (Pousos) serão instalados nessas áreas para auxiliar a população e garantir o respeito aos padrões urbanísticos, além de fiscalizar e combater a expansão irregular. As comunidades também ganharão áreas de lazer e programas sociais.

- O sinal verde obtido hoje em Washington vai representar uma mudança significativa na vida de milhares de pessoas, que passarão a viver em condições mais dignas. A diretoria do BID ficou muito entusiasmada com a nossa meta ousada de urbanizar todas as favelas da cidade até 2020 e, por isso, propusemos ao banco uma nova parceria pelos próximos dez anos.

O prefeito do Rio apresentou uma proposta para que o BID financie um terço do projeto Morar Carioca cujo valor total é de R$ 9 bilhões e que prevê a urbanização de 450 favelas. A ideia é que a cada ano, até 2020, o banco empreste R$ 300 milhões, somando R$ 3 bilhões ao final.

José Carlos Miranda e Sérgio Portugal, diretores do BID para projetos no Brasil, disseram que a instituição tem todo o interesse em ampliar a parceria nesse projeto de transformação das áreas mais pobres do Rio.

- Em dezembro, enviaremos uma missão técnica à cidade do Rio de Janeiro para conhecer mais detalhes do Morar Carioca. Vamos estudar as possibilidades de novos financiamentos e como podemos participar ainda mais desse programa fantástico.

Os técnicos do BID, que chegam ao Rio no próximo mês, também vão analisar os projetos da Transolímpica e da Transbrasil - dois corredores expressos de ônibus articulados (BRTs- Bus Rapid Transit) que vão, respectivamente, ligar a Barra da Tijuca a Deodoro, na zona oeste, e percorrer toda a avenida Brasil.

Eduardo Paes aproveitou a reunião para pedir também R$ 1 bilhão em financiamento para os dois corredores, que juntos devem custar mais de R$ 2,5 bilhões. A Transolímpica, que vai integrar duas importantes regiões de competição durante as Olimpíadas, terá 26 km, sendo 4 km de túneis para cada sentido.

Com o corredor, o tempo de viagem será reduzido em mais de uma hora. Hoje, leva-se quase duas horas no trajeto entre a Barra e Deodoro e a previsão é de que, depois de concluídas as obras, o percurso seja feito em apenas 40 minutos. A estimativa é de que 100 mil passageiros serão transportados diariamente nos ônibus articulados.

Já a Transbrasil vai criar um corredor exclusivo de BRT ao longo dos 60 km da avenida Brasil, entre o Caju e Santa Cruz. Além da Transbrasil e da Transolímpica, estão previstos outros dois corredores de BRTs até as Olimpíadas. A Transoeste, orçada em R$ 800 milhões, já está sendo construída pela prefeitura e vai ligar a Barra a Campo Grande.

Já a Transcarioca - que vai ligar o aeroporto internacional à Barra da Tijuca, passando pela Penha - teve o financiamento de R$ 1,4 bilhão aprovado hoje pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). O prefeito do Rio comemora os resultados.

- Hoje tivemos duas excelentes notícias em relação aos BRTs pra cidade do Rio: o BNDES garantiu os recursos para construção da Transcarioca e o BID mostrou muito interesse em financiar a Transolímpica e a Transbrasil. Isso vai significar uma revolução para o Rio de Janeiro e para o carioca, que vai contar com um transporte moderno, rápido e que percorrerá praticamente toda a cidade.

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