A jovem mostrou-se revoltada com a vitória da atual presidente, Dilma Rousseff (PT) nas eleições contra José Serra (PSDB) e atribuiu a derrota do seu favorito à população do Nordeste.
" Nordestisto não é gente. Faça um favor a SP: mate um nordestino afogado!", escreveu. Já no Facebook: "Afunda Brasil. Dêem direito de voto pros nordestinos e afundem o país de quem trabalha pra sustentar os vagabundos que fazem filhos pra ganhar o bolsa 171”.
A declaração se espalhou rapidamente pela internet e a hastag #nodestisto - escrito incorretamente, como fez Mayara - tornou-se, até o meio dia desta segunda-feira (1º), a terceira palavra mais comentada pelos usuários do Twitter segundo o Trending Tropics brasileiro.
Os twitteiros ainda fizeram uma espécie de movimento contra a xenofobia de Mayara e de outros paulistas que responsabilizaram o Nordeste pelo resultado das eleições através de uma outra hastag, o #orgulhodesernordestino, além de terem criado o perfil @nordestisto para ironizar as críticas feitas não só pela estudante como também por outros usuários das redes sociais.
Twitter
Segundo a lei nº 7.716/89, que regulamenta a Constituição Federal, esse tipo de crime contra a procedência nacional pode levar uma pessoa a até três anos de reclusão. Essa deve ter sido a causa que motivou a estudante de Direito, que provavelmente conhece as leis do país, a apagar as mensagens, bloquear as visualizações do seu Twitter e do Facebook, e em seguida, cancelar as contas. Ela ainda tentou se desculpar em seu perfil no Orkut, mas não tinha mais jeito, Mayara Petruso já estava marcada no Google.
Norte/Nordeste X Sul/Sudeste
Apesar de Mayara ter sido "crucificada" pelos tuiteiros, muitas outras pessoas manifestaram idéias semelhantes às dela. Frases como "orgulho de ser nordestino ou orgulho de ser ignorante?" e "não acho que seja preconceito, mas acho que gente sem estudo não deveria votar", surgiram na internet tomando como ponto de partida as discussões entre os 'eleitores adversários'. Para Antonio Oliveira, cientista político e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) é um ‘equívoco fazer a leitura de que Dilma foi a mais votada no nordeste’.
“A atual presidente foi bem votada em todos os estados e nas regiões. Ela ganhou no sudeste em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, os dois colégios eleitorais mais expressivos depois de São Paulo. E mesmo tendo perdido em São Paulo teve uma votação acentuada. Não dá para fazer essa polarização, a não ser que alguns paulistas tenham a pretensão de decidir o jogo político brasileiro”, disse.
Ainda segundo Oliveira, o preconceito com o Norte/Nordeste existe devido ao sistema político conservador do Brasil e a imagem que muitas pessoas do país têm de que os habitantes dessas regiões são mais desfavorecidos socioeconomicamente. “É uma democracia capenga, ainda imatura. Essa visão de que os políticos se elegem por causa da ‘massa pobre’ é preconceituosa e desinformada. Quando pegamos a distribuição de votos não dá pra sustentar isso”, completou.
Um comentário:
Não sou nordestisto como essa vaquinha BAIRRISTA está dizendo por aí e como 90% da imprensa paulista se comporta, mas quem é essa vaquinha bairrista pra falar do povo que faz o estado que ela mora crescer através do trabalho que ela concerteza não faz, pois o paizinho dela deu condições a ela de pagar facul de direito. Quero lembrar a ela que PAULO MALUF foi condenado e ia ser preso, já estava com PRISÃO DECRETADA, se candidatou a deputado federal e ela e o povo de São Paulo o ELEGEU e com o FORO privilegiado ele se livrou da CADEIA, São Paulo é o Estado do PEDÁGIO TUCANO, então quem é mais analfabeto? Um povo que vota em um presidente que colocou o PAÍS reconhecido no mundo inteiro que antes o Brasil era conhecido através de Pelé ou um presidente que vende e aluga os estados, País em troca de patrocínio... Essa cadela tem que pegar cadeia pra lá ter tempo pra refletir sobre o amor e o respeito aos nossos semelhantes independente de raça, cor, etc... Quero lembrar uma frase famosa.
"ELE NÃO TINHA, RAÇA, COR E NEM RELIGIÃO".
Ass. Indignado. Déo Muzy
Postar um comentário