quinta-feira, 16 de julho de 2009

Política - Estudantes fazem protesto no Senado pela saída de Sarney.

Vestidos com camisetas brancas pintadas com as letras que formam a mensagem “fora Sarney”, estudantes da Universidade de Brasília (UnB) realizaram um protesto pela saída do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), nesta quinta-feira (16).

Durante alguns minutos, o grupo composto de 15 estudantes gritou palavras de ordem como “fora, Sarney!”, nas galerias próximas ao plenário da Casa.

Os seguranças do Senado apreenderam alguns pertences do grupo, como a camiseta que levava a letra “S”, do “fora, Sarney!”.

Segundo um dos manifestantes, o grupo vai realizar sucessivas manifestações pela saída de Sarney e dos demais integrantes da Mesa Diretora da Casa. “Esse é o primeiro ‘Ato Secreto Popular do Fora Sarney!’. Vamos fazer outros”, prometeu um dos líderes do movimento. “O nome do nosso ato é secreto, porque para poder se manifestar na casa do povo a gente tem que entrar de maneira secreta”, explicou o estudante.

Na quarta-feira (15) foi instalado o Conselho de Ética do Senado. O senador Paulo Duque (PMDB-RJ) foi eleito para presidir o grupo que terá a missão de analisar três representações por quebra de decoro contra Sarney. Duque foi eleito depois que o senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) decidiu deixar o colegiado. Valadares havia sido indicado pelo PT, mas acabou tendo o nome vetado pelo grupo ligado ao líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), que preferia Duque. Renan também é alvo de uma representação por quebra de decoro.

E nesta quinta, o surgimento de supostas gravações telefônicas em que uma neta do presidente do Senado teria negociado com o avô a nomeação de seu namorado, por meio de ato secreto, pode motivar uma nova denúncia contra o peemedebista no Conselho de Ética da Casa. O líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), anunciou que irá levar o caso ao conselho, para que o colegiado apure a suposta participação de Sarney nas negociações que levaram o então diretor-geral Agaciel Maia a nomear o namorado de sua neta para um cargo de R$ 2,7 mil no Senado. “Vamos ver se a água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, afirmou Virgílio.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524