quinta-feira, 23 de julho de 2009

Desemprego tem 3ª queda seguida e é o menor desde dezembro, mostra IBGE.

A taxa de desemprego no país registrou em junho sua terceira queda mensal consecutiva, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O desemprego no mês passado ficou em 8,1%, na menor taxa desde os 6,8% registrados em dezembro do ano passado. Em maio, o desemprego havia ficado em 8,8%.

Na comparação com junho de 2008, no entanto, o desemprego ficou quase estável: naquele mês, a taxa ficara em 7,9%.

A análise do IBGE mostra que, na passagem de maio para junho, houve alta de 4,1% no emprego entre militares e funcionários públicos estatutários. Nas demais categorias (empregados com e sem carteira de trabalho assinada no setor privado e trabalhadores por conta própria) houve estabilidade na mesma comparação.

O número de desempregados nas seis regiões metropolitanas pesquisadas foi calculado em 1,9 milhão – uma queda de 8,3% na comparação com o mês anterior. Já a população ocupada ficou em 21,1 milhões, uma alta de 0,8% frente a maio. Regionalmente, o IBGE destaca a queda de 12,5% no número de desocupados em São Paulo e a alta de 1,3% na população ocupada no Rio de Janeiro.

Na comparação entre meses de junho, a indústria extrativa e de transformação foi destaque negativo, com queda de 5,0% no emprego. Já educação, saúde e administração pública foi destaque positivo, com alta de 4,6% na mesma comparação.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524