quarta-feira, 21 de abril de 2010

Bahia tem queda de 83,7% no número de notificações de casos de dengue.

A Bahia registrou, no primeiro trimestre do ano, uma queda de 83,7% no número de notificações de casos de dengue. No mesmo período, houve uma redução superior a 600% no número de óbitos decorrentes da doença. Segundo levantamento da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), nos meses de janeiro, fevereiro e março desse ano, foram notificados 12.250 casos de dengue clássico e confirmados 101 casos da forma grave da doença - dengue com complicações, febre hemorrágica da dengue e síndrome do choque da dengue -, com seis óbitos. No mesmo período do ano passado, houve 75.463 notificações de dengue clássico, 328 casos graves da doença e 38 óbitos.

A significativa redução no número de casos e óbitos provocados pela doença é resultado de uma série de ações desenvolvidas pela Sesab, grande parte em parceria com secretarias municipais de Saúde, organizações não governamentais (ONGs), sociedade civil organizada e órgãos públicos.

Em janeiro desse ano, o Governo da Bahia, por meio da Sesab, lançou uma campanha estadual de combate à dengue, um reforço à campanha nacional, lançada pelo Ministério da Saúde em dezembro de 2009. A campanha buscou alertar a população para a importância dos cuidados necessários para o combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

A Sesab continua promovendo ações intensivas para o controle da doença, principalmente nos municípios que apresentam os maiores índices de infestação. No ano passado, a Sesab apoiou e participou de faxinaços, realizados com a finalidade de impedir o avanço da doença, com a remoção de objetos que pudessem acumular água e se tornar um potencial criadouro do mosquito. O faxinaço foi realizado em diversos municípios considerados prioritários, entre eles, Jequié e Itabuna. Ações semelhantes também foram realizadas em vários bairros de Salvador, como Periperi, Fazenda Grande do Retiro, São Caetano, Alto do Peru, San Martin, Boca do Rio, Imbuí e parte do Bom Juá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Vamos cada um fazer sua parte em combate ao mosquito da dengue.

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524