terça-feira, 10 de março de 2009

Região sudoeste da Bahia vai ganhar parque eólico.

O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Cepram) aprovou, na última reunião, a Licença de Localização (LL) do projeto da empresa Renova Energia para a instalação de um parque eólico na região sudoeste do estado, entre Caetité e Igaporã.
O investimento é de quase R$ 800 milhões e a conclusão está prevista para 2012.

O parque ocupará uma área de 20 quilômetros de extensão, onde serão instaladas sete usinas dotadas de aerogeradores, integrados ao eixo de cata-ventos gigantes para converter energia proveniente do vento em energia elétrica. A meta da empresa é produzir 177 MW (megawatts) e se habilitar nos leilões que o governo federal realiza para compra de energia elétrica.
Os parques eólicos têm se popularizado rapidamente em vários países devido ao fato de produzir um tipo de energia renovável, diferente da gerada pela queima de combustíveis fósseis. Eles geram uma "energia limpa" (que respeita ao meio ambiente), já que não requer uma combustão que produza resíduos poluentes nem a destruição de recursos naturais.

São países como Portugal, Alemanha, Dinamarca, Índia, Estados Unidos e Inglaterra que apostam em tecnologia limpa na produção de energia por processos alternativos menos poluentes que os tradicionais.
O Instituto do Meio Ambiente (IMA) estabeleceu, e o Cepram aprovou como um dos condicionantes para a concessão da licença a recuperação de nascentes e outras áreas de proteção permanente na região, que a empresa fará como uma forma de benefício social.

O IMA está preparando uma norma específica para agilizar futuros pedidos de licenciamento ambiental de empreendimentos que produzam energia alternativa, como as usinas eólicas.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524