terça-feira, 5 de outubro de 2010

Porto Seguro (BA) • Programa Ronda no Bairro chega a cidade.

Depois de Salvador, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista, o programa Ronda no Bairro começa a operar no município de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia. O lançamento da iniciativa estadual foi realizado na cidade na segunda-feira (27/09), com a presença do secretário da Segurança Pública, César Nunes, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Nilton Mascarenhas, entre outras autoridades.

Segundo Nunes, a chegada do programa em Porto Seguro reflete a interiorização das ações de segurança pública. “Estamos expandindo a iniciativa, levando a polícia para dentro da comunidade, num processo de policiamento humanitário em constante diálogo com a população local”. Ele disse que ainda neste ano o Ronda no Bairro será ampliado em Salvador.

Na cidade do descobrimento, o programa vai reforçar o policiamento comunitário no Complexo Baianão, tido como o bairro mais populoso de Porto Seguro, com mais de 50 mil habitantes, além dos distritos de Vera Cruz e Arraial d’Ajuda. Para isso, 83 policiais foram preparados, por meio do Curso Básico de Capacitação para o Programa Ronda no Bairro. Todos receberam os certificados do curso antes da cerimônia de lançamento do programa, em solenidade na Igreja Missionária Unida, localizada no Baianão.

“O curso aconteceu entre os dias 20 e 22 do mês passado, com duração de 25 horas-aula. Os policiais tiveram treinamento intensivo em direitos humanos, relações interpessoais e prestação comunitária de serviço”, explicou o comandante do 8º Batalhão da PM de Porto Seguro, coronel Faustino.

Os policiais ficarão na sede permanente da 2ª Companhia da Polícia Comunitária – Baianão. As rondas serão feitas 24 horas por dia, por meio de quatro viaturas equipadas com celulares especiais, para os quais a população poderá ligar diretamente. Os telefones serão divulgados para toda a comunidade. A distribuição de ímãs de geladeira com os números vai facilitar a divulgação dos telefones.

Policiamento de proximidade

O comandante-geral da PM destacou que o programa é a implantação do policiamento de proximidade, sendo mais uma ferramenta para a segurança pública do estado. Nascido no Complexo Baianão, o reciclador de plástico Olivaldo Gomes afirmou que está otimista com a chegada da polícia comunitária no bairro. “É a polícia perto e os bandidos longe. Me sinto mais seguro com as novas rondas”.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524