A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Angra dos Reis (RJ), Vilma dos Santos (PRB), e o advogado Marcos Ubiraci foram presos na manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal, acusados de usar um centro social para troca de votos por serviços.A determinação partiu da juíza da Zona Eleitoral do município, Juliana Bessa Ferraz, após denúncias de coação de testemunhas. De acordo com o delegado da Polícia Federal da região, Fábio Galvão, os dois cometeram diferentes tipos de crimes.
A prisão da vereadora havia sido decretada no dia 1º de outubro, mas teve que ser adiada porque ela se candidatou a deputada estadual, período em que a legislação permite a prisão de candidatos apenas em caso de flagrante.
O benefício valia até as 5h do dia 5 de outubro e não se estendia ao advogado. Por estratégia, porém, a polícia optou por efetuar a prisão dos dois acusados ao mesmo tempo.
Em janeiro, fiscais da zona eleitoral do município haviam fechado o gabinete da vereadora que serviria de fachada para um centro social e foi instaurado um inquérito com base no Código Eleitoral, que pune a compra e a venda de votos.
Em depoimento, testemunhas disseram sofrer ameaças de Vilma dos Santos e Marcos Ubiraci. Vilma dos Santos foi eleita vereadora por três mandados. Ela não conseguiu a quantidade de votos suficientes para se eleger deputada estadual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário