quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Aracaju (SE) • Maior árvore de natal do mundo é acesa.

Na noite de sábado, 4, ao lado de centenas de aracajuanos e do governador Marcelo Déda, o prefeito Edvaldo Nogueira participou da inauguração da tradicional Árvore de Luz, montada há 22 anos pela Energisa e considerada a maior árvore de Natal do mundo. Com 127,99 m de altura, o monumento de luz foi admirado pelo público na avenida Beira Mar, ao som da Orquestra Sanfônica de Aracaju e com direito a show pirotécnico.

Encantamento

Os aracajuanos fizeram questão de contemplar a inauguração da árvore. Alguns assistiram o evento da varanda de seus apartamentos, outros chegaram cedo para acompanhar de perto a apresentação da Orquestra Sanfônica de Aracaju.

A festa da inauguração foi organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju), com o apoio da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu - Aracaju). Também colaboraram com a inauguração da árvore de luz a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a Defesa Civil Municipal.

Estrutura

A Árvore de Luz, que chega a sua 22ª edição este ano, tem 127,99 metros de altura, o equivalente a um prédio de 47 andares. Toda a estrutura é composta por 2.630 lâmpadas strobes (que dão o efeito pisca-pisca) e 19.610 incandescentes.

Com a energia utilizada pela árvore seria possível iluminar uma cidade do porte de Muribeca, mas, segundo o assessor de comunicação da Energisa, Augusto Aranha, isso não irá interferir no fornecimento de energia na capital. A rede é preparada para fornecer a energia da árvore de forma independente. Temos cerca de 1km de fios de alta tensão e transformadores próprios, levando a eletricidade diretamente até o local sem afetar a energia da cidade, explicou.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Bruna e esse é um dos meus orgulhos de ser sergipana.tenho muito orgulho dessa arvore.pena que a dois anos morreram 4 na montagem da arvore e a cidade ficou sem um dos seus cartões postais de aracaju-SE e 4 família muito triste pela perda dos montadores.dava tristeza ao ir para orla de aracaju e não ver a arvore que desde o bairo industrial dá para vê-lá,meus olhos se enchiam de lágrima.Mais graças a deus tudo isso acabou e a arvore tá lá no mesmo lugar de sempre para alagrar os sergipanos.

Anônimo disse...

Eu estive em Aracajú no natal, e pra mim, sem dúvida nenhuma, foi o melhor que já passei... Essa árvore é fantástica, me encantei por ela quando vi por foto e quando vi pessoalmente, a minha vontade era de ficar olhando pra ela o tempo todo. Adorei essa cidade, e adoro a idéia de saber que vou morar nela em abril.
Gostei de tudo.

Claudia -PE

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524