O número de homicídios dolosos, numa comparação de janeiro a novembro deste ano com o mesmo período de 2009, apresentou significativa diminuição na Bahia. No segundo semestre, as reduções foram de 20,6% (julho), 25,8% (agosto), 17,3 (setembro), 16,1% (outubro) e 11% (novembro). Outro dado importante registrado foi a queda do número de assaltos a ônibus, crime que atinge a população mais carente, com destaque para maio (-65,5%) e outubro (-42,3%), também em comparação aos mesmos meses do ano anterior. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (10), pelo secretário da Segurança Pública, César Nunes, o comandante-geral da PM, coronel Nilton Mascarenhas, e o delegado-geral, Joselito Bispo.
A intensificação do combate ao tráfico de drogas, a renovação da frota das polícias Militar, Civil e Técnica, incluindo mais um helicóptero para o GRAER, bem como a ampliação do Programa Ronda no Bairro, implantado em mais dois bairros de Salvador e nas cidades de Itabuna, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Porto Seguro, foram prioridades da Secretaria da Segurança Pública (SSP) da Bahia em 2010.
Outro destaque mostrado durante a apresentação, no Hotel Deville (antigo Quatro Rodas, em Itapuã), foi a recomposição do efetivo da PM, que, em setembro, incorporou 2.135 novos policiais. “Essas ações resultaram na diminuição dos principais índices de violência na capital e interior do Estado”, afirmou Nunes. Acrescentou que a polícia trabalha atualmente aliando efetivo capacitado a tecnologia, para proporcionar um melhor atendimento à população.
O enfretamento sistemático ao tráfico de drogas ficou igualmente traduzido nos números das apreensões de entorpecentes. Foram mais de 1,7 tonelada de maconha, cerca de 500 kg de cocaína e 433 kg de crack retirados de circulação durante operações e blitze policiais. “O ano de 2010 foi de continuidade dos programas e projetos estabelecidos no Plano Estadual de Segurança Pública, que começaram a ser implantados em 2008, quando assumimos a SSP”, explica o secretário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário