O presidente Luiz Inácio Lula da Silva iniciou nesta segunda-feira (13) uma extensa agenda de dois dias pelo Nordeste, com visitas ao Ceará, à Paraíba e a Pernambuco.
O primeiro compromisso do presidente na região foi ontem (13) em Missão Velha (Ceará), onde percorreu aproximadamente 15 dos 110 quilômetros da Ferrovia Transnordestina que interliga o município cearense a Salgueiro. As obras da ferrovia, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estão orçadas em mais de R$ 5 bilhões. Lula dormiu em Juazeiro do Norte (Ceará).
Paraíba
Nesta terça-feira (14), a agenda do presidente da República começará em São José de Piranhas (Paraíba). Lula checará o andamento dos serviços da transposição do São Francisco. O projeto do governo Lula, tocado pelo Ministério da Integração Nacional, está orçado em R$ 4,5 bilhões e prevê dois eixos com cerca de 700 metros de extensão
Pernambuco
No começo da tarde, o presidente deverá desembarcar em Pernambuco. Será a oitava visita dele ao estado somente neste ano. Em Salgueiro, lugar escolhido para o desembarque, Lula vai se encontrar com moradores.
Na Vila Uri, ele entregará títulos de posse de terra para 113 famílias de áreas atingidas pelas obras da transposição. A princípio, o presidente repassará pessoalmente alguns títulos, mas há expectativa na cidade de que ele repita o gesto feito em Cabrobó, também no Sertão pernambucano, em outubro do ano passado.
Em 2009, a previsão era de o petista sortear três imóveis dentro do Programa de Reassentamento de Populações e de Integração do Rio São Francisco, mas sorteou mais de 25. Do governo federal, o programa relacionado à transposição prevê que se construam 18 vilas, chamadas de produtivas, para assentar 703 famílias.
Reunião Eduardo Campos
Além da entrega dos títulos de terra, o presidente vai se reunir, às 14h, com o governador Eduardo Campos (PSB). Na pauta do encontro, a instalação da montadora da Fiat no Complexo Industrial Portuário de Suape. Será a segunda planta industrial da empresa italiana no país.
O presidente mundial da Fiat, Sérgio Marchionne, fará o lançamento da pedra fundamental da montadora também na terça-feira, podendo participar do encontro de Lula com Eduardo, no Sertão. A montadora ficará pronta em 28 meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário