O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2011 ficará 5,79% mais caro no Rio. Esse foi o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) deste ano, divulgado nesta terça-feira (21) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que fechou acima dos 4,18% de 2009. É nele em que é baseado o reajuste do IPTU no Rio.
De acordo com a Secretaria municipal de Fazenda, o mesmo reajuste será aplicado a parcelas em atraso que não sejam pagas até o próximo dia 30 (última data do ano em que haverá expediente bancário).
Os contribuintes que optarem por quitar o IPTU 2011 em cota única terão direito a um desconto de 7% sobre o valor devido. A cota única tem vencimento em 10 de janeiro (finais de 0 a 5) e 11 de fevereiro (finais de 6 a 9) , assim como a primeira das 10 parcelas para quem optar por pagar o IPTU em cotas mensais.
A partir de 8 de janeiro, a Prefeitura do Rio começará a enviar cerca de 1,1 milhão de carnês aos proprietários de imóveis. Além disso, outros 700 mil isentos receberão cartas informativas.
A previsão é de que até o dia 20 de janeiro todos os carnês tenham sido enviados. O contribuinte que não receber o carnê poderá solicitar a segunda via pela internet, a partir de 26 de janeiro.
A secretaria de Fazenda estima arrecadar aproximadamente R$ 1,7 bilhão com o IPTU 2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário