quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Produção agrícola cresce 4,6% na Bahia

A Bahia teve um crescimento de 4,6% na safra agrícola 2007/2008, em comparação à safra 2006/2007. Os números divulgados pela Secretaria da Agricultura (Seagri) registram um aumento expressivo em alguns produtos, além de demonstrar a eficácia nas políticas públicas do governo baiano para o fortalecimento da agricultura familiar e do agronegócio. Esse resultado contribui para o aquecimento da economia no setor rural, com a geração de emprego e renda.

Em números percentuais, o maior incremento foi na produção de arroz (53%), em relação à safra passada, atingindo 44,1 mil toneladas. A produção de mamona chegou a 81,1 mil toneladas (+12,5%), a de feijão a 350,1 mil toneladas (+8,5%), a de algodão a 1,2 milhão de toneladas (+6,6%), a de soja a 2,4 milhões de toneladas (+5,9%) e a de sorgo a 102,3 mil toneladas (+4,4%). Apenas a produção de amendoim (-2,8%) e a de milho (-0,5%) apresentou variações negativas.
Destaque também para o aumento da produtividade, em relação à área cultivada, de mamona (+24,8%), de feijão (+18,7%), de arroz (+17,8%) e de milho (+2,7%). Esse resultado corresponde a um acréscimo de 4,8% das principais culturas agrícolas na Bahia.

A agricultura responde por 11,8% das exportações baianas, com destaque para a soja e seus derivados. O setor rural baiano é responsável por cerca de 70% da mão-de-obra. De janeiro a setembro deste ano, foram gerados 473 mil empregos formais na Bahia – desse total, 169 mil (36%) foram na agricultura.

Agricultura familiar

Para o secretário da Agricultura, Geraldo Simões, o crescimento do setor é fruto de um trabalho que envolve difusão de novas tecnologias, distribuição de sementes de qualidade, assistência técnica rural e apoio à obtenção de crédito junto às instituições financeiras. “No caso do algodão, a cultura estava em decadência na região sudoeste. A partir de ações de apoio às associações, estamos aproveitando todos os subprodutos e até exportando a pluma”, afirmou.
Simões destacou a valorização da agricultura familiar, que engloba cerca de quatro milhões de pessoas, que trabalham em 625 mil micro e pequenas propriedades. Este ano, os investimentos para o segmento devem chegar a R$ 400 milhões, com recursos do Pronaf e do orçamento estadual. Programas como o Semeando, Sertão Produtivo e Ater (assistência técnica) contribuem para a adoção de novas técnicas de manejo e para o aumento da produtividade.

PAC do Cacau

Outra cultura importante, em fase de recuperação após duas décadas de crise, é o cacau, que atingiu 115 mil toneladas na safra este ano. O governo da Bahia, em parceria com o governo federal, lançou o PAC do Cacau, um programa em andamento que terá investimentos de R$ 2,5 bilhões.
O plano visa retomar a produção do cacau, com o equacionamento das dívidas, a liberação de novos créditos e plantio de cacaueiros de alta produtividade e resistentes a doenças. Outras ações complementares, como a diversificação das culturas de seringa, pupunha, dendê e frutas, e o incentivo à agroindústria, com a implantação de fábricas de chocolate, fazem parte do PAC do Cacau.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524