segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Mesmo perdendo em três capitais, PT comemora resultado das eleições

O presidente do Partido dos Trabalhadores, Ricardo Berzoini, afirmou nesta segunda-feira (27) que não trabalha com a lógica de ganhar sempre, mas sim para ganhar o máximo possível. Segundo ele, o partido, que conquistou 558 prefeituras nas eleições deste ano, não está fazendo nenhum tipo de comemoração artificial, mesmo levando em conta que o partido perdeu em capitais como Porto Alegre, São Paulo e Salvador e em cidades como Santo André (SP), reduto do partido.

De acordo com Berzoini, em 2004 o PT já havia perdido as eleições à prefeitura de São Paulo e Porto Alegre. "A intenção agora era reconquistar", minimizou. Segundo ele, a candidata petista Marta Suplicy tinha densidade para ir ao segundo turno e enfrentou uma disputa muito acirrada. "Ela teve comportamento exemplar durante a campanha. Teve postura de militância, teve disposição para visitar os bairros. Está de parabéns", afirmou.
Segundo ele, caberá ao diretório municipal de São Paulo fazer reuniões e atribuir as razões para o resultado. Já o caso de Salvador, Berzoini classificou como uma situação atípica para o partido, o que poderia justificar os resultados das eleições no município. "Foi a primeira vez que chegamos ao segundo turno contra um aliado nacional", ponderou.

Apesar de ter perdido também nas cidades de Macapá (AC) e Santo André (SP), o presidente do PT considerou o resultado positivo. "Podem ter havido falhas, mas estamos satisfeitos com o resultado, porque o PT cresceu mais uma vez", afirmou. Segundo ele, a partir de agora o partido vai se reunir para discutir quais foram os principais motivos que levaram aos resultados positivos e negativos.
Eleições no Congresso

Em relação às eleições na Câmara dos Deputados e do Senado Federal, Berzoini ressaltou que ainda haverá um diálogo com o PMDB na busca de entendimento. "Estamos conversando muito com Michel Temer e vamos trabalhar para construir um bom entendimento em relação à presidência da Câmara e do Senado", afirmou.

Ataques

Em relação às declarações do presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra, de que o PT teria se enfraquecido nesta eleição, Berzoini afirmou que a leitura não é "verdadeira". Ele destacou o fato de que o número de prefeituras administradas pelo partido passou 411 para 558, de 2004 para 2008.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524