quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Eleições 2008 - Rede Globo fará debates com candidatos municipais hoje


No entanto, em São Paulo, Rio, Curitiba, Fortaleza, São Luiz, Itabuna, Pelotas, Anápolis, Maringá e Londrina, não haverá debate por causa de restrições à liberdade de imprensa da lei eleitoral.

Na noite desta quinta-feira, 90 emissoras da Rede Globo vão promover debates entre os principais candidatos a prefeito. Nos estúdios, os últimos ajustes de câmera e luz. São esperados 365 candidatos. Eles farão perguntas entre si e também responderão sobre temas sorteados na hora, como saúde, educação, transporte e moradia.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Fortaleza, São Luiz, Itabuna, Pelotas, Anápolis, Maringá e Londrina, não haverá debates por causa de restrições à liberdade de imprensa impostas pela lei eleitoral. Ela obriga que todos os candidatos de partidos com representação na Câmara dos Deputados sejam chamados para os debates, mesmo aqueles com índices inexpressivos nas pesquisas. Para que o número de convidados não exceda os cinco ou seis que aparecem com maiores intenções de voto, a lei exige que haja um acordo com os candidatos.

Foi isso que as emissoras da Rede Globo tentaram até o início desta semana. Para que os candidatos de menor densidade abrissem mão do debate, a Globo ofereceu uma cobertura nos telejornais maior do que aquela a que fariam jus se fossem levados em conta apenas critérios jornalísticos. Essa cobertura ampla já foi ao ar. Mesmo assim, não houve acordo. Por isso, o debate não se realizará nas cidades citadas. A Rede Globo lamenta que estas restrições da lei eleitoral a impeçam de promover um evento valioso para a democracia e espera que a sociedade e seus representantes reflitam sobre a questão.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524