quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Eleições 2010 • TSE prorroga prazo para imprimir segunda via de título eleitoral.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu na noite desta terça-feira (21) prorrogar para o próximo dia 30 de setembro o prazo para que os eleitores possam tirar a segunda via do título eleitoral. Antes, os eleitores tinha até a próxima quinta-feira (23) para reimprimir o documento, mas a prorrogação ocorreu após pedido do TRE-BA (Tribunal Regional Eleitoral da Bahia), devido à grande procura pelo serviço.

Até a noite de hoje, a Justiça Eleitoral já havia emitido a segunda via de mais de 2,2 milhões de títulos eleitorais, de pessoas que tiveram o documento perdido ou extraviado. Entretanto, só pode pedir a reimpressão do documento quem já havia solicitado o serviço até o dia 5 de maio deste ano, data em que foi finalizado o cadastro eleitoral 2010.

No último fim de semana, para evitar filas, cartórios eleitorais espalhados pelo país fizeram esquema de plantão.
Neste ano, além do título eleitoral, é preciso levar um documento com foto: carteira de identidade, carteira de trabalho ou de habilitação, certificado de reservista ou mesmo passaporte. No entanto, é importante lembrar que não serão aceitas certidões de nascimento ou casamento.

Para pedir a segunda via do título, o eleitor precisa procurar o cartório onde está inscrito e, além disso, certificar-se de que está sem pendências com a Justiça Eleitoral. A consulta sobre a situação do título – se há dívidas ou ausências anteriores não justificadas – pode ser feita na página do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na internet, na seção “serviços ao eleitor”.

Para facilitar o processo, o tribunal ainda oferece a opção de reimpressão do título. Nesse caso, o eleitor não precisa comprovar a quitação das obrigações eleitorais.

Nenhum comentário:

Rede Social

E-mail: falecom.portalbrasil@gmail.com

MSN Online: portal_brasil@hotmail.com

Twitter: http://twitter.com/Portal_Noticias

Orkut: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1174902884802331524