Uma falha no código do Orkut fez com que mais de 180 mil usuários fossem infectados com um bug que impede o uso da rede social. O problema ocorre na página de recados que, ao ao ser visualizada, leva automaticamente para uma comunidade "Infectados pelo Vírus do Orkut". Esta comunidade foi excluída na tarde do sábado (25), o que aponta que o Google tomou alguma providência quanto ao problema. Entretanto, a empresa ainda não se manifestou sobre o problema.
A falha ocorre no processamento das mensagens dos usuários que permite que hackers insiram um código JavaScript, tornando a pessoa um membro da comunidade. Ao entrar nos "scraps", como são chamadas as mensagens da rede social", além de ser levado para a página "Infectados pelo Vírus do Orkut", o usuário passa o "bug" automaticamente para os amigos.
O problema prejudica apenas o uso da rede social e não existe o risco do problema se espalhar para o computador como um vírus.
Para evitar que o seu perfil pegue o vírus basta os usuários não acessarem as páginas de mensagens dos amigos, e não clicarem nos tópicos onde os bugs estão espalhados até o problema ser resolvido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário